terça-feira, 30 de novembro de 2010

O desaparecimento dos dinossauros


Os dinossauros desapareceram há 65 milhões de anos, devido, indiretamente, a queda de um meteorito.


Após a queda do meteorito em solo terrestre, todos os dinossauros que estavam em regiões proximas morreram.As placas tectônicas foram abaladas pelo impacto, isso deu origem a milhares de terremotos e erupções vulcânias (acredita-se que a maioria das cordilheiras teriam surgido nessa época).As erupções liberaram na atmosfera toneladas de gases tóxicos e escuros, que impediam a passagem de luz.Assim a Terra permaneceu por mais de três anos.As plantas, sem a fotossíntese morrerem, herbívoros de grande porte não tinham o que comer, assim como os carnívoros.

Com isso, os roedores, únicos mamiferos daquela época proliferaram, invadiram o ambiente de dia (eles tinham hábitos noturnos para se livrarem de seus predadores carnivoros).Esses mamíferos evoluiram, dominaram, e deram origem a todos os outros por meio da evolução.

Acredita se que o meteorito teria caido na península de Yucatan no México, isso pode ser quase comprovado devido a uma enorme cratera.Diz outra teoria que os meteoritos cairam em um oceano por isso ainda não foram encontrados.

Atualmente vários desenhos representam dinossauros junto com homens, junto com outros mamíferos. Isso e impossível, pois milhões de anos separam um ser do outro!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Complexo do Centro-Sul


O complexo do Centro-Sul inclui os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, parte Mato Grosso, Goiás e parte de Tocantins.


Esse é o complexo considerado mais rico, com melhor desenvolvimento econômico, a melhor espectativa de vida. Não se engane, ha vários locais desse complexo que são pobres e inseguras, e o caso das favelas.


Esse complexo regional possui quatro climas. Eles são:tropical de altitude, tropical do nordeste oriental, tropical do Brasil central e subtropical.


A vegetação do Centro-Sul e muito diversificada, inclui:vegetação litorânea, Mata Atlântica, campos (Pampas) mata das araucárias,complexo do Pantanal e Cerrado .


A base da economia nesse complexo são as indústrias, agropecuária e a extração mineral.A agropecuária nesse complexo é a mais moderna, mecanizada, isso aumenta a produção mas diminui os empregos gerados.


O relevo do centro-sudeste é composto por planaltos e chapadas da bacia do paraná, planície litorânea depressão periferica, planalto sul-rio-grandense, planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste.


A hidrografia desse complexo possui a bacia do Paraná, a do São Francisco(que nasce em minas gerais), do rio Paraguai, do rio Uruguai e do Tocantins Araguaia.


No complexo Centro-Sul os rios são muito utilizados para a navegação fluvial, apesar de serem rios de planaltos, possuem grande potencial hidráulico, também são muito utilizados para irrigação e abastecimento

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Exploração da África pelos portugueses


Antes mesmo da colonização dos portugueses, a África já possuia a ecravidão. Quando alguém era aprisionado numa guerra, era usado como escravo. Além dos aprisionados em guerra, também eram escravizados endividados e criminosos.


Qual é a diferença entre um escravo e um servo?
O escravo é uma pessoa que não tem direitos sobre si mesmo, é considerado uma mercadoria. Trabalha sem nenhum rendimento, recebe apenas o suficiente para viver, pois sua morte causaria prejuízos ao senhor.
Já os servos, embora sejam presos as terras onde vivem, não é propriedade do senhor. Paga tributos mas tem direito a parte do que produz.

O tráfico negreiro

Os próprios portugueses capturavam escravos no litoral da África e revendiam na América e na Europa. Essa prática ficou conhcida como tráfico negreiro. Era uma grande fonte de lucro para os porugueses.
A viagem dos escravos era um "inferno": pouco alimento, muito calor, exesso de lotação e doenças.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

As primeiras sementes

As primeiras sementes surgiram no grupo das gimnospermas. Representantes desse grupo são pinheiros, araucárias e sequóias.

As árvores dessa época ainda não possuiam flores e frutos, mas possuiam uma novidade evolutiva que as permitia colonizar ambienter mais distantes dos rios e das costas, essa é a presença de sementes.

As pteridófitas e briófitas necessitavam de água para se ploriferar por isso sua colonização era limitada a locois úmidos.

As gimnospermas precisam de vento para que o polén com o gameta masculino chegue ao cone feminino dando origem a uma semente (existe uma árvore macho e outra fêmea).

A grande diferença entre o cone feminino e o cone masculino é o formato.

O cone feminino é mais arredondado, enquanto o cone masculino é mais afinado, isso so pode ser identificado quando a árvore é adulta.

Se você quiser produzir pinhão não plante somente uma árvore, senão não tera frutos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Anfibios


A classe dos anfibios foi a próxima a surgir na terra. Anfibio deriva do grego amphi: dois lados + bio: vida.


As principais características desse grupo são: possibilidade de respirar em ambiente terrestres (alguns com a pele) e a possibilidade de se locomover nele.

Esses seres surgiram na época em que os peixes dominavam as águas e em que já havia alimento na superfície terrestre.
Os anfíbios atuais são a salamandra (com caudas e patas curtas), cecílias com corpo vermiforme sem patas e os sapos e rãs que tem as patas posteriores maiores.
O ciclo de vida desses animais chega a ter quatro estágios: ovos, larvas ( ou girinos), esses girinos crescem e sofrem metamorfose e viram jovens e, depois, adultos.

A poluíção dos rios pode causar a morte dos sapos, pois eles possuem pele fina, e acabam absorvendo a água contaminada.

A evolução dos peixes

Os peixes podem ser divididos em dois grandes grupos : os ósseos e os cartilaginosos.
Os peixes são seres cordados, a evolução dos protocordados como o anfioxo (veja nas postagens anteriores).
O grupo dos cartilaginosos inclue seres como o tubarão, a raia (ou arraia) e a quimera. Esse grupo, ao contrário dos peixes ósseos, não possuem escamas e ossos, e sim uma couraça e cartilagens.
Uma evolução desses animais é a presença da mandíbula, que troxe várias vantagens, entre elas a possibilidade dos cartilaginosos comerem outros tipos de alimentos.
Uma coisa curiosa dos tubarões é que eles nunca param de nadar. Isso porque precisam nadar para bombear água as brânquias e assim respirarem melhor e para não afundarem .Porém algumas espécies de peixes podem ficar no fundo do mar, respirando somente com água da corrente submarina.
Os cartilaginosos não tem boca na frente do corpo, mas sim mais para baixo.
Os peixes osseos possuem esqueleto ósseo. Os maioria dos peixes osseos possui nadadeira raial, mais alguns possuem nadadeiras lobadas. A única espécie conhecida é o celacanto (Latimeria chalumnae).
Uma caracteristica que diferencia alguns peixes osseos é a respiraçao pulmonar.Isso mesmo, a piramboia por exemplo respira por meio de pulmões.Outros peixes osseos podem viver algum tempo fora da água, e o caso do saltão, que vive na região da
Indonésia. Esse peixe pode armazenar água em uma bolsa, e ir soltando a para as suas branquias, podendo ficr longos periodos fora da água.A respiração da maioria dos peixes é feita por brânquias, porém há uma grande diferença entre os peixes ósseos e cartilaginosos. Os cartilaginosos não tem opérculo, espécie de
tampa que protege as brânquias.
Os peixes ósseos também possuem uma linha lateral que serve para a percepção do movimento da água e tem a boca frontal ao contrário dos cartilaginosos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cordados


A classe dos cordados é a classe a que nós, humanos, pertencemos. Os animais da classe dos cordados possuem coluna vertebral ou não(protocordados), lembre se : todo vertebrado é cordado mas nem todo cordado é vertebrado.

Veremos agora os ancestrais dos vertebrados, os protocordados, possuidores de notocorda, ou seja, um fio de nervos que sustentava os músculos, para dar movimentação.Atualmente existem poucos animais desssa classse, por exemplo o anfioxo.Todos os seres desssa classse são pequenos e aquáticos.


Os primeiros protocordados não posssuiam mandíbula, ou seja, ficavam vagando pelos mares de boca aberta, capturando partéculas de alimento.Esses animais foram os responsáveis pelo desenvolvimento do crânio, dos osssos e da coluna vertebral, que nada mais é uma proteção para os nervos, orgãos vitais.

Os protocordados poderiam ser considerados quase peixes.

Equinodermos

Os equinodermos fazem porte do reino animal. É nesse grupo que entram as estrelas-do-mar, por exemplo. O nome equinodermo significa pele com espinhos. Uma das características é que o nome da maioria deles termina com do-mar (exeto bolacha-de-praia). Mas lembre-se de que nem todo ser que termine em do-mar seja equinodermo, a anêmona do mar, por exemplo, é um celenterado.

Uma das pricipais novidades dos equinodermos é a presença de esqueleto interno; de pés ambulacrais, usados para a locomoção e percepção do solo e do alimento; placa madrepórica e lanterna de aristóteles.

Uma característica diferente desses animais é a alimentação. Alguns equinodermos possuem digestão fora de seus corpos. Para se alimentar, alguns desses animais jogam seus orgãos digestórios sobre a presa, e depois pegam ele de volta.

O pepino-do-mar, quando é achado por um predador, expele seus órgãos internos e, enquanto o predador os come, ele foje. Um tempo depois, seus órgãos se regeneram.

Os pés ambulacrais desses animais funcionam da seguinte forma: a água do mar penetra pela placa madrepórica, essa água passa pelos canais e chega aos pés e prendem no solo, quando eles estão vazios, os pés se soltam do solo.

As Grandes Navegações

As grandes navegações começaram devido ao comércio de especiarias. Portugal era uma grande compradora de produtos orientais, como louças e temperos. Os produtos eram produzidos na Índia e passavam por uma rota comercial.
Os primeiros intermediários eram os árabes, eles compravam os produtos na Índia e transportavam , pela atual Mesopotâmia, até o Mediterrâneo. De lá os produtos eram comprados pelos comerciantes italianos que levavam os até as cidades comerciais de Veneza, Genebra e Piza .De lá os produtos eram levados a Portugal e distribuídos.
Como pode ver, a rota e longa e passa por vários intermediários isso encarecia os produtos.
Os portugueses viram um interesse comercial nisso: poderiam buscar os produtos por eles mesmos e obteriam lucro nisso.
Porém por onde eles iriam as Índias?
Pelo Atlântico!
Toda essa historia começou em 1415, quando os portugueses chegaram ao norte da índia no chamado périplo africano. O segundo passo na navegação foi dado em 1488, quando as caravelas portuguesas chegaram ao extremo sul da África, local posteriormente batizado de cabo da boa esperança.Finalmente Vasco da Gama chegou, em 1497, as Índias E depois, em 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Artropodes

A palavra artrópodes deriva do grego e significa pés articulados. Os artrópodes são do reino animal, artrópodes é um filo, e está dividido em várias classes: insetos, aracnídeos, quilópodes diplópodes.

Os insetos são os artrópodes com seis patas articuladas. Entram as formigas, besouros, libélulas e outros.os insetos geralmente possuem asas e passam par metamorfose. Seus corpos possuem duas partes cefalotórax e abdomen.


Artrópodes terrestres


Aracnídeos são os artrópodes que possuem oito patas . Os aracnídeos geralmente são venenosos, e usam o seu veneno para defesa e alimentação. Desse grupo pertencem as aranhas(para quem pensava que aranha era inseto) e escorpiões.


Quilópodes são aquele artrópodes que possuem quilos de patas, a palavra e derivada do grego e significa muitas patas. Entram as lacraias e centopéias.


Diplópodes são aqueles seres que possuem o dobro de patas que os quilópodes, essas patas são "incontáveis". Nesse grupo se encaixam os piolhos de cobra.


Artropodes aquáticos


Uma característica marcante desse animais e o esqueleto externo, que todos existisses animais que possuem

terça-feira, 31 de agosto de 2010

As indústrias e o meio ambiente

Hoje em dia, as indústrias são as maiores emissoras de poluentes. A cada dia, o consumo de objetos industrializados cresce e junto com isso a poluição.

Logo depois das indústrias, os maiores poluentes são os automóveis. São produtos indústrializados, e hoje estão presentes em grande quantidade nas ruas.Os automóveis liberam O³ ou ozônio, que em baixas altitudes são tóxicos para os seres vivos.Além de liberarem gás carbônico, que é tóxico e aumenta o efeito estufa.Os automóveis mais poluentes são os antigos, que não realizam a queima completa do combustível e liberam no ar partículas de matéria fóssil.



Qualquer produção econômica provoca alterações ambientais. A indústrialização é responsável por duas formas de poluição: uma direta, provocada pela produção, e outra indireta, criada pela existência de produção industrial.

As industrias também nacessitam de matéria prima para construir seus produtos.Para isso é necessário explorar matéria prima, que tendem a esgotar com o tempo.Outro grande problema e o lixo gerado na fabricação e depois do produto fabricado tornar se ultrapassado ou quebrado.Esse lixo vai para os corregos, rios e solo e fazem com que a paisagem, as árvores, animais morram, alterando o meio ambiente.

Invertebrados

O grupo animal dos invertebrados foi o quarto a surgir na crosta terrestre.Os primeiros invertebrados surgiram dentro da água, foram os moluscos (do latim Mollis = mole).

Entre as novidades evolutivas desse grupo entra a concha (alguns seres chegavam a posuir conchas dentro de seu corpo), uma espécie de pé muscular e a rádula (do latim radula= pequeno raspador).

Nessa classe de há seres comestíveis, geralmente consumidos como iguarias, eles são: lula, polvo, vôngole, marisco, entre outros.

Em alguns moluscos como, lulas e polvos, tem sexos separados. Mas outros, como o caramujo e a lesma, são hermafroditas, ou seja, tem os dois sexos.

Alguns caramujos são muito importantes para certos tipos de vermes, o verme da esquistossomose por exemplo precisa passar por um processo de matramorfose dentro do caramujo da água para conseguir transmitir a doença.

Curiosidades

Sabia que esses seres são os responsáveis por produzir pérolas?Logo abaixo das conchas existe um manto.Uma das camadas do manto é mas lisa e brilhante responsável por fazer pérolas. Se algum grão de areia ou partícula de alimento entrar no ser vivo, será formada uma pérola.

Sabia que algumas lulas podem ficar gigantes e atingir até duas toneladas. A maior já registrada foi encontrada em uma região de grande profundidade do Atlântico pelo navio de guerra francês Alecton. Ela media 26 metros de comprimento, fora os tentáculos. Tentando capturá-la, o navio Alecton conseguiu apenas o cauda da lula.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vermes

Exixtem várias classes de vermes, veremos duas(Próximas classes serão adicionadas em postagens mais recentes), a dos platelmintos(Vermes achatados) e nematelmintos(vermes cilíndricos).

Os platelmintos possuem várias novidades evolutivas em relação aos seres que surgiram anteriormente a eles(provavelmentes os cnidarios), as mais importantes são: intestino(cnidarios possuiam somente cavidade digestiva), orgãos de sensibilidade concentrados em um so local(seria uma cabeça primitiva) e a presença de otelos(olhos que tinham a capacidade de distinguir o claro e o escuro)

A única novidade evolutiva dos nematelmintos em relação aos platelmintos é a presença de ânus.

Agora veremos algumas doenças causadas por platelmintos:

A esquistossomose é uma doença causada por um verme chamado Shistossoma mansoni e transmitida quando o indivíduo entra em contato com a água que contenha caramujo aquatico(esse ser é fundamental para a metamorfose da larva do verme).

A teníase, doença causada pela Taenia saginata (presente em bois) e Taenia solium (presente em porcos). Essa doença é contraída quando o indivíduo ingere carne de porco ou de boi mal cozida e com cisticereco.


Veremos agora, doenças causadas por nematelmintos

A ascaridíase é causada pela popular lombriga, Ascaris lumbricoides, e é contraída quando alguém ingere alimentos e água infectados com ovos de lobriga. Essa doença pode ser prevenida assando bem as carnes, lavando as verduras e tratando a água.


O amarelão é causado por dois nematelmintos chamados ancilostoma (Ancylostoma duodenale) e necator ( Necator americanus). A doença é contraída quando há esses vermes no solo e alguém anda descalço sobre ele e o verme entra no corpo. Andar calçado é uma das formas de prevenir essa doença.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O cristianismo depois da reforma

A igreja católica em crise


Durante o renascentismo cultural, a Igreja Católica enfrentou uma grande crise, vários fiéis deixaram de ir a Igreja devido a atos incompativeis, realizados por padres, e outros membros do clero.

Entre esses atos inclui a venda de indulgências ( que podiam serem pagas em bancos,estes não eram permitidos segundo o catolicismo), venda de relíquias religiosas, venda de cargos na igreja, e a falta de conhecimento em religião de alguns padres.Para ter idéia, haviam padres que liam uma bíblia em latim e não sabiam o que estavam falando.


Alguns padres só conseguiam dominar a população dizendo críticas absurdas: ''Possuo duas penas do espírito santo.'',ou '' Tenho 5 cabeças do jumento que transporta Jesus."


Outras religiões cristãs como o calvismo e o luterismo surgiram e atraíram milhares de fiéis cansados com os atos indevidos do clero da igreja católica.Religioes cristãs que não eram católicas eram chamadas de Protestantes.


Vejamos agora o luterismo, uma das religiões protestantes


O fundador do luterismo foi Martinho Lutero, um protestante contra a igreja Católica.Lutero, sendo um monge e professor de teologia,era extremamente religioso e acreditava na predestinação, ou seja, todas as pessoas já nasciam destinadas a salvação ou a condenação, independentemente dos seu atos serem bons ou ruins.


Lutero fundou uma nova religião indignado com o monge católico Johann Tetzel, vendedor de indulgências.Lutero tambem escreveu críticas a igreja Católica, que ficaram conhecidas como 95 teses.


Outro protestante conhecido na época foi João Calvino.Esse protestante, assim como Lutero, fundou uma nova religião, o Calvismo.


Uma coisa importante que destacava Calvino entre as outras religiões era dizer que trabalhar e obter lucro era uma atitude aprovada por Deus.

A arte renascentista

A arte renascentista surgiu no renascimento cultural, quando a cultura do povo deixou de ser Teocêntrica e passou a ser Antropocêntrica.

Essa arte, ao contrário da arte medieval, não tinha o interesse de introduzir as pessoas na religião, tinha o interessse de introduzir as pessoas na realidade , em um ambiente mais real.

Como a cultura Antropocêntrica ou humanista se baseia na antiga arte grega, a grande preocupação do escultor ou do pintor é a de fazer com que as formas retradas se tornassem o mais realísticas possíveis.
As técnicas da arte renascentista

Pinturas
A mais famosa técnica de pintura criada no renascimento foi a perspectiva. Nessa técnica, todas as retas horizontais são direcionadas para um só ponto de fuga. Isso causa a impressão que a pessoa realmente estava ali. Para auxiliar essa técnica, era necessário também que as figuras mais ao fundo fossem menores. Um dos mais famosos pintores renascentistas foi Leonardo da Vinci.
Esculturas

Nas esculturas renascentistas passaram a serem utilizadas expresões nos rostos das personagens representadas. Isso ajudava a retratar o sofrimento (um sentimento muito representado na arte renascentista). Um dos maiores escultores dessa época foi Michelangelo Buanarroti.

Nas artes medievais, os autores não assinavam suas obras. Durante e após o renascimento, as obras de arte passaram a serem assisnadas, para que o autor fosse reconhecido e valorizado.
Teatro

William Shakespeare foi um famoso escritor, que escreveu muitos livros famosos, entre eles, Romeu e Julieta (os montechio e os capuleto). Seus livros tentavam representar sentimentos.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

As indústrias

A revolução industrial começou na Inglaterra, devido aos fatores clássicos para o surgimento de uma indústria eles são: infraestrutura, matéria prima e mercado consumidor.Como a Inglterra tinha o carvão( que era considerada a energia elétrica daquela época), minas de ferro, e mão de obra, a indústria começou lá.


Com o tempo a indústria foi se modernizando, a produção e demanda aumentaram, e eram necessárias melhores tecnologias para aumentar a produção, por isso a tecnologia passou a se tornar um fator muito importante para a construção de indústrias.
A indústria e seus produtos também, as máquinas se tornarm a mais tecnologicas e mais difíceis de se manusear. Surgiu outra nova grande necessidade, de funcionários especializados.

Esses dois fatores, formam juntos os fatores modernos para a construção de uma indústria.

Agora analisaremos a situação de alguns países.

Hoje o Japão é um grande polo industrial. A tecnologia dele é muito avançada. Os japoneses são famosos pela suas tecnologias na área interativa, automobilística,e de equipamentos eletrônicos.

O Japão possui umas das características modernas para a construção de uma indústria.

A China já não é um pais com tantas tecnologias, mas possui grandes aliados: a infraestrutura, a grande quantidade de minerais presentes e principalmente mão-de-obra barata. Isso atraiu para a China várias empresas transnacionais( empresas que tem sede em países avançados mas tem indústrias em países pobres).

Transnacionais são indústrias com matizes em países ricos e por motivos de leis ambientais e mão de obra acabam se instaqlando também em países pobres, onde a mão de obra é mais abundante e barata e as leis ambientais são menos rígidas.

Um exemplo é a Electrolux, ela fabrica e vende muitos produtos no Brasil, porém sua matiz é num país rico: a Suécia.

O renascimento cultural

O renascimento cultural foi um movimento que ocorreu na Europa, e foi muito conhecido pelos seus pintores e escultores renascentistas, entre eles o cerebre Michelangelo, e Leonardo da Vinci.
Nessa época a mentalidade dos europeus mudou muito. Antigamente os europeus cristãos eram dominados pela religião, isso na Europa medieval , a arte não tinha tecnicas, as pinturas não tiham um bom efeito de sombras, de dimensão e de realidade, na nova era renascentista a arte, a cultura dos antigos povos gregos retornou, por isso o nome renascentista.
Compare a segintes imagens :









A arte passou a ser valorizada.

Observe a escultura de michelagelo, Davi, hoje no museu. Michelangelo inventou uma nova tecnica para que os olhos da escultura se tornassem mais realísticos, eles possuem vários planos.

Outra coisa que renasceu nessa época foi a filosofia, os astros, tambem muito estudados pelos gregos, voltaram a seren observados. Varias novas teorias foram inventadas, varias pessoas passaram a discordar das teorias da igreja. O geocentrismo, uma teoria religiosa, foi deixada de lado, foi esquecida, e uma nova teoria, o heliocentrismo foi provado, mas com muita dificuldade, por filósofos famosos como Galileu Galilei e Johanes Kepler.

Mas lembre-se, a época medieval não foi exatamente uma época de trevas, a área de filosofia e arte não se desenvolveu, pois devido as guerras e invasões, os moradores feudais não saiam de seus feudos, e não tinham uma visão ampla do mundo, eles conheciam somente aquela região, nada mais fora isso.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Os poríferos e celenterados

Os poríferos
Cientistas acreditam que as esponjas, um tipo de porífero, tenham sido os primeiros animais a surgirem na Terra. Elas são animais simples e são aquáticos, vivem principalmente na água salgada.

Os poríferos(do grego poros: ofício e do latim ferre: levar) são assim chamados por conter vários poros por onde a água entra. Da água, a esponja retira alimento e oxigênio. Essa água sai por uma espécie de abertura maior chamada ósculo (beijo).


As esponjas não podem mover-se e também não "sugam" a água. Ela é impulsionada pela corrente marítima. Dentro da esponja existem células chamadas coanócitos que digerem os nutrientes contidos na água, e expele o que não é importante pelo ósculo.

Esponjas podem se reproduzir de várias formas. Uma delas é pela regeneração. Se um pedaço da esponja sair, irá se regenerar e formar uma nova esponja. A outra é igual á dos outros animais. Ela expele espermatozóides e óvolos que ao se encontrrarem geram uma nova esponja.

As esponjas se regeneram bem rápido, por serem seres simples, sem órgãos complexos. Elas não tem boca, olhos, nariz, estômago, pulmão, etc. As células em seu interior é que realizam as funções dos órgãos internos.

Aproximadamente na mesma época em que surgiram os poríferos, surgiram as águas-vivas. Elas pertencem ao filo dos Cnidários ou Celenterados (da palavra grega "urtiga que queima") e da classe dos Cifozoários (da palavra grega "xícara ou taça", referindo-se ao formato do corpo da água-viva).

As águas-vivas são animais próximos de caravelas portuguesas, corais e anêmonas, e possuem substâncias capazes de queimar.

Elas se diferenciaram das esponjas, pois tem tentáculos, uma cavidade digestiva e uma boca. Os corais são colônias de cnidários que podem formar recifes e até pequenas ilhas. As anêmonas se alimentam de restos que os peixes-palhaços deixam cair e de nutrientes que vem com a corrente marítima. As caravelas-portuguesas tambêm são uma colônia de cnidários, e cada um deles desempenha uma função.

Esses animais não tem ânus. Você deve estar pensando: "E as fezes?". Os nutrientes que não são utilizados saem então pelo mesmo lugar que entraram. É isso aí, saem pela boca!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Algas

O reino das algas é autotrofo, pois elas produzem o seu próprio alimento através da fotossíntese. Se não fosse por elas os animais não existiriam. As algas são as responsáveis por mais de 70 % do oxigênio existente na Terra. Por isso o 'pulmão' do mundo não é a Amazonia. As algas consomem somente 10 % do oxigênio que produzem, as árvores não, consomem quase todo o oxigênio a noite.

Isso não significa que a Amazônia não deve ser preservada, ela é o maior centro de biodiversidade do mundo.

Voltando aos assunto das algas que também são importantes para os animais das praias. Todo o chumbo e outros metais pesados são absorvidos por elas, impedindo que caranguejos, por exemplo, se conteminem e morram. No assundo da alimentação elas tambem são muito importantes, são a base da cadeia alimentar, servem de alimentos para varias espécies de peixes herbívoros.


Culinária, outra coisa que você deve agradecer as algas, elas podem ser comestíveis, como a nori(aquelas que envolvem o sushi), e tantas outras usadas até para a conservação de alimentos.


Tipos de algas


Como você deve saber, as algas são separadas segundo a cor: algas pardas( beges), vermelhas, verdes, e douradas.



O fenômeno da maré vermelha

Esse fenômeno é muito ruim para os peixes, que, contaminados pelas toxinas das algas, morrem.

Isso ocorre devido as toxinas liberadas pels algas, que se ploriferaram muito com o excesso de materia orgânica, principalmenete de esgotos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

A peste negra

Científico

A peste bubônica, ou peste negra, e uma doença causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas, dos ratos-negros e por outros roedores.Ela possui o nome de peste negra por ser devastadora no ser humano e por gerar enormes bulbos na pele.


Essa doença devastou a Europa na Idade Média, um terço da população morreu, sendo que em alguns locais esse índice chegou a metade da população.Mas por que a doença teria se ploriferadao tanto na Idade Média da Europa?


Por um simples motivo: pulgas e ratos se ploriferam em locais sujos, sem higiene, sem o saneamento básico, o retrato das cidades da Idade Média.


Também há outros motivos secundários: a medicina não tinha tantos avanços como a de hoje, não havia remédios para a cura da doença, as pessoas mal sabiam o que era aquilo!


Na Idade Média isso era considerado um castigo de Deus, e os Católicos culparam os Judeus por isso. A religião influenciava tanto a vida, que foi desenvolvido um novo ritual para expulsar a peste, era a dança macabra, realizada por flagelantes( pessoas que se autochicoteavam).






terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo

Copa da Africa do Sul



A copa do mundo da Fifa na África do Sul iniciou no dia14/06/2010 com a festa de abertura da qual participaram varios cantores, entre eles Shakira.

A copa da África do Sul e marcada pelo som típico de vulvuzela, e a maioria das partidas e realizada no soccer city (cidade do futebol).

Conhecendo um pouco a história da África do Sul

A África do Sul foi um país marcado pela desigualdade racial, o Aphartein, Nelsom Mandela foi um grande lutador contra o aphartein e com um bom motivo, todas as pessoas, independente da cor da pele, a aparência, ou a classe social são cidadãs e merecem todos os seus direitos

Os times que vão jogar são:
Grupo A :África do sul,México,Urugai,França. México e Uruguai

GrupoB:Argentina,Nigéria,Coréia do Sul,Grécia. Argentina e Coréia do Sul

Grupo C:Inglaterra, USA,Argélia,Eslovênia. Inglaterra e USA

Grupo D:Alemanha,Austrália,Sérvia,Gana. Alemanha e Gana

Grupo E:Holanda,Dinamarca,Japão,Camarões. Japão e Holanda

Grupo F:Itália,Paraguai,Nova Zelândia,Eslováquia. Paraguai e Eslováquia

Grupo G:Brasil,Coréia do Norte,Costa do Marfim,Portugal. Brasil e Portugal

Grupo H:Espanha,Suíça,Honduras,Chile. Chile e Espanha



Jogos do Brasil:
15/06 15:30 Brasil 2 X 1 Coréia do Norte Johanesburgo

20/06 15:30 Brasil 3 X 1 Costa do Marfim Johanesburgo

25/06 11:00 Brasil 0 X 0 Portugal Durban

Oitavas de final

28/06 15:30 Brasil 3 X 0 Chile Johanesburgo

Quartas de final

3/7 11:00 Brasil 1 X 2 Holanda Port Elizabeth





Curiosidades

Você sabia que:
O Brasil é o único país que é penta-campeão mundial de futebol?

O goleiro Júlio César, convocado para a copa de 2010, é considerado um dos melhores goleiros do mundo?

A copa da Fifa 2010 é a primeira realizada em solo africano?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Reino Monera

O reino monera foi o primeiro reino a surgir na Terra. Composto por bactérias e cianobactérias. Para um ser vivo ser do reino monera ele deve ter duas características especiais: célula única (são unicelulares), e não possuem núcleo.As bactérias do reino monera geralmente medem três micrometros(0,003 mm)

O reino monera teve um papel fundamental da existência dos seres vivos hoje, pois além de dar origem as outros reinos ele foi responsável pela existência dos dois gases mais importantes na
Terra: O2(oxigênio) e CO2(gás carbônico).

Os seres mais importantes do reino monera são as bacterias.Elas, ao se alimentarem, liberam o gás carbônico, ao contrário das cianobacterias que nao precisam se alimentar e realizam a, fotossíntese, gerando seu próprio alimento e, consequentemente, o Oxigênio.

As bactérias também podem causar doenças como: tuberculose, toxosplasmose, tétano, entre outras.

Algumas bactérias realizam a decomposição, tranformando matéria orgânica em substâncias mais simples, que são essenciais para as plantas.

Elas também são utilizadas na indústria de leite fermentado e de iogurte.




Fonte: Conhecimento

terça-feira, 11 de maio de 2010

Camuflagem

Existem animais que se camuflam e animais que imitam outros.Os animais que imitam outros praticam o mimetismo,eles imitam animais venenosos ou que possuem toxinas, um exemplo disso sao as borboletas monarca (venenosa) e a vice-rei.

A monarca é uma borboleta de asas grandes, faixas laranjas com manchas escuras e pequenas manchas amarelas na ponta das asa.Ela possui uma toxina extremamente desagradável para seus predadores, por isso nenhum animal a come. A reconhece pelas suas fortes cores.Já a vice-rei é menor, com asas muito parecidas, porem sem manchas amarelas na ponta e não possui nenhum tipo de toxina, mas tem a aparencia parecida com a monarca, os predadores se confundem e nao a comem.Compare-as:
Os animais que praticam a camuflagem tem a função de não serem predados se tornando invisiveis no meio ambiente em que vivem.
Existem dois tipos de camuflagem, por homocromia, onde o ser vivo possui a mesma cor do ambiente em que vive, e por homotipia, o sere vivo tem a mesma forma do ambiente em que vive(por exemplo, o bicho-pau)

terça-feira, 27 de abril de 2010

O uso econômico dos solos


Métodos agrícolas arcaicos

Os métodos tradicionais de agricultura são prejudiciais ao solo, eles são: queimadas, que levam a perda de feretilidade e a destruição das gramídeas, que impedem a erosão do solo; o uso explorado do solo sem fertilizantes, isso diminui o tempo de vida útil do solo, pois os nutrientes acabam rapidamente.
Uma solução para esse problema foi encontrado na Europa, é a rotação de culturas: que consiste em dividir a propriedade em três partes, em uma delas a terra é deixada de descanso, nas outras duas áreas são plantados tipos diferentes de plantas.

Os intrumentos de trabalho mais usados são: arados de animais, enxadas, e sistemas fracos de irrigação.


Os métodos agricolas modernos

Atualmene são utilizadas novas técnicas para o plantio, elas garantem uma melhor fertilidade do solo e evitam erosões, aumentando a produção.Os metodos agrícolas mais conhecidos são:adubação orgânica, curvas de nível(onde são feitos cortes na terra evitando a erosão) e rotação de culturas. Os instrumentos são bem melhores desde colheitadeiras e tratores até irrigadores circulares.



A chamada tropicalidade

Quando os portugueses chegaram no Brasil eles inicialmente exploraram o Pau-Brasil(uma madeira avermelhada muito usada na coloração de roupas na Europa), após isso eles resolveram praticar a agricultura mas não deu certo.

Os Europeus falaram que se tratava de um problema chamado tropicalidade.Na verdade o solo daqui não tinha nenhum problema, as plantas eram de outro lugar, muito mais frio, e não se adaptavam aqui.

Uma das plantas se adaptou bem aqui: o café, que era da zona tropical e não temperada de onde eram os produtos da europa.

terça-feira, 13 de abril de 2010

O mundo dos seres vivos

A vida na Terra, a crosta terrestre

A crosta terrestre é a camada mais superficial da terra, ela possui aproximadamente dezoito quilômetros(como uma folha de papel envolvendo uma laranja).Ela é a única camada da terra que tem vida.
A crosta terrestre possui três partes: litosfera, atmosférica e hidrofera.
Litosfera: a palavra litosfera vem do grego lithos(pedra)+fera(esfera)= litosfera, a camada em que nós, seres humanos, vivemos.
Atmosfera:é derivado do grego athmos(ar)+fera(esfera)=atmosfera, onde vivem, desde águias até ácaros.
Hidrosfera: é derivada do grego hidro(água)+fera(esfera)=hidrosfera, todo lugar onde há água, como rios, mares e até lagos onde vivem peixes, mamiferos aquáticos entre outros animais aquáticos.

O que é um ecosistema?


Ecossistema(tambem derivado do grego) é um local onde os animais vivem em equilibrio, ou seja nunca uma espécie terá um grande aumento ou diminuição populacional, fora caso haja uma castrasove(terremoto, avalanche, etc.).
Em um ecossistema não pode haver importação de comida ou seja nenhum ser vivo presente em um ecossistema pode trazer ou levar comida para outro ecossistema, por exemplo uma cidade não é um ecossistema pois o alimento presente nela vem de outras cidades.

A Classificação das Espécies

Como todos nós sabemos, as especies possuem uma classificação, que foi inventada por um naturalista sueco, Carl von Linée, ou Lineu.
Segundo o sistema natural de classificação, as espécies são divididas em reinos, eles são: animal, vegetal e outros reinos a quem pertencem algas, liquiens, bactérias entre outros seres vivos.
A ordem de classificação é a seguinte: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.Veja o exemplo da jaguatirica:reino dos animais, filo dos cordados, classe dos mamíferos, ordem dos carnívoros, família dos felideos, gênero leopardus, espécie Leopardus pardalis (não se esqueça: a espécie inclui o gênero, iniciado com letra maiuscula, e a espécie, iniciada com letra minuscula, o nome da espécie deverá ser escrito com letras grifadas ou em itálico).


Biodiversidade e o desmatamento

Existe uma relação entre a biodiversidade e o desmatamento: as péssimas ações do homem fazem com que animais únicos, plantas de espécies ainda desconhecidas pelo homem desapareçam.
Pessoas que por funções econômicas devastam o meio ambiente, estes sim são verdadeiros criminosos, que não pensam no futuro próprio, afinal, sem natureza, sem seres humanos.
Mesmo com a fraca fiscalização contra o desmatamento ilegal, você pode colaborar não comprando madeira ilegal, não fazendo quimadas e punindo aqueles que não cuidam do meio ambiente.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Feudalismo

O que era um feudo

Os feudos eram como cidades na idade média.Os feudos tinham uma fortaleza onde as pessoas se abrigavam durante guerras, tinham também as fazendas dos nobres, os terrenos dos pequenos proprietários, armazens, e até moinhos de água que eram alugados.

O funcionamento de um feudo

Os impostos

Os moradores dos feudos eram pobres, eram proprietários de terras onde as pessoas da família trabalhavam durante um período da semana(aproximadamente 3 dias) o resto do tempo trabalhavam nas terras dos nobres.
Eles deviam pagar a metade das produções aos nobres, eles também pagavam uma pequena parte da produção para a igreja, o tostão de Pedro.
Quando alguém da família morria o rei obrigava a família pagar um imposto, a mão morta, isso ocorria pois o rei "perdia" duas mãos para trabalharem para ele.

Aluguéis

Naquela época já havia o aluguél, porém de bens bastante diferentes.Os servos alugavam moinhos, armazéns, pás, arados entre outros instrumentos de trabalho para serem utilizados pela família.
Para isso os camponeses que moravam no feudo pagavam um aumento de impostos(taxas de aluguel)para os senhores feudais

A pobreza intença

Naquela época as pessoas que trabalhavam (servos) tinham muito pouco dinheiro, pois todo dinheiro arrecadado anualmente iam para os impostos, o que sobrava era utilizado para o consumo.
Os servos não tinham lazer: eram proibidos de caçar animais selvagens de grande porte(a atividade de lazer favorita da época) os únicos que poderiam caçar nos bosques eram os senhores feudais.
Resumindo: a vida em castelos na europa medieval não era como nos contos, era o inverso: perigosa e dificil, onde o trabalho escravo era o mais explorado.

Os excluídos

Haviam pessoas na europa medieval que cometiam irregularidades, a punição era rude, eles

eram condenados pelos padres em público com palavras rudes:"que maldito seja e que não vá para o céu, que vá para as profundezas e de lá nunca mais saia".

Assim eles eram tratados de forma pior ainda, não eram valorizados e respeitados, se tornavam solitarios e isolados.

terça-feira, 23 de março de 2010

Árabes

A Arábia antes de Maomé(Mohammed)

Antes de Maomé a Arábia não tinha um governador único, as tribos eram governadas pelas familias mais importantes, o poder era descentralizado, os árabes não tinham uma religião única, mais todos eram politeístas ou seja tinham mais de um Deus.

Um profeta

Maomé ou Mohammed nasceu em Meca , ele era um profeta que dizia ter ouvido do arcanjo Gabriel que havia somente um deus Alá, com isso Maomé resolveu fundar o islamismo. Assim não foi aceito na cidade de Meca, então Maomé partiu para Yatreb.O povo de Yatreb aceitou o islamismo tanto e que mudou o nome da cidade para Medina ou seja cidade do profeta
Maomé partiu para Meca e converteu o povo de Meca para o Islamismo.
Assim o islamismo se espalhou pelos países vizinhos e até por outros continentes.


A Arábia depois de Maomé

Depois de Maomé toda a Arábia se converteu para o islamismo, todos tinham a mesma religião, e passaram a ter um governador único isso e os governadores não eram mais o chefe das tribos mais sim uma autoridade máxima que centralizou o poder, a Arábia entrou em expansão e dominou novas terras em novos continentes.

terça-feira, 16 de março de 2010

O uso econômico dos animais

O uso econômico dos animais

O uso econômico dos animais é um maneira sustentável de se extrair produtos como carne, couro e leite através da pecuária e domesticação de animais.

A domesticação de animais

A domesticação de animais surgiu na pré-história(antes do surgimento da escrita) e o primeiro animal a ser domesticado foi o melhor amigo do homem, os cães.
Após a domesticação de animais para consumo (ovinos, caprinos, suinos, etc) o homem passou a depender menos da caça que era um meio mais difícil e perigoso de se obter alimento esse processo junto com a agricultera levou a sedentarização.
Com o tempo a pecuária evoluiu e passou a ser utilizada para comércio e também ganhou facilidades com a chegada de maquinas.
Atualmente a pecuária comercial pode ser de duas formas: pecuária extensiva( de forma externa, sem cuidados e alimentação balanceada)e a intensiva ( criação de gado com cuidados e alimentação balanceada)que geram a carne de melhor qualidade.

terça-feira, 9 de março de 2010

Climas e biomas brasileiros

Climas do Brasil
Equatorial Úmido
Tropical
Tropical Semi-Árido
Litorâneo Úmido
Subtropical Úmido



O Brasil, pelas suas dimensões continentais, possui uma diversificação climática bem ampla, influenciada pela sua localização geográfica, sua significativa extensão costeira e seu relevo .
São verificados no país desde climas superúmidos quentes, provenientes das massas Equatoriais, como é o caso de grande parte da região Amazônica, até climas semi-áridos muito fortes, próprios do sertão nordestino.O clima de uma dada região é condicionado por diversos fatores, dentre eles pode-se citar temperatura, chuvas, umidade do ar, ventos e pressão atmosférica, os quais, por sua vez, são condicionados por fatores como altitude, latitude, condições de relevo, vegetação e continentalidade.
De acordo com a classificação climática, predominam no Brasil cinco grandes climas:
Clima equatorial úmido, que engloba a Amazônia;
Clima tropical alternadamente úmido e seco, englobando grande parte da área central do país e litoral do meio-norte;
Clima tropical tendendo a ser seco pela irregularidade da ação das massas de ar, englobando o sertão nordestino e vale médio do rio São Francisco;
clima litorâneo úmido exposto às massas tropicais marítimas, englobando estreita faixa do litoral leste e nordeste;
Clima subtropical úmido das costas orientais e subtropicais, englobando a Região Sul do Brasil

Biomas e suas plantas e animais tipicos

Floresta amazônica

Animais típicos:

galo da serra
matamatá(cágado)
macaco barrigudo

Plantas típicas:

castanheira-do-pará
seringueira
bromélia

Cerrado

Animais típicos

ema
tamanduá-bandeira
lobo-guará

Plantas típicas

barbatimão
pequi
buriti

Caatinga

Animais típicos

avoante
suçuarana
lagarto-das-rochas

Plantas típicas

umbu
mandacaru
xique xique

Pantanal

Animais típicos

piranha
jaburu(tuiuiu)
jacaré

Plantas típicas

jenipapo
figueira mata pau
babaçu

Mangues

Animais tipicos

caranguejo
martim pescador
guaxinim

Plantas típicas

mangue-siriúba
mangue-vermlho
mangue-branco

Mata Atlântica

Animais típicos

borboleta
perereca
tiê-sangue

Plantas típicas

pau-brasil
orquídea
samambaiaçu

Pampas

Animais típicos

gato-palheiro
perdiz
graxaim-do-mato


Plantas típicas

erva-mate
aguapé
bromélia gravatá

terça-feira, 2 de março de 2010

A vida na idade média

A Vida na Idade Média

Os habitantes de colônias daquela época dormiam em camas de palha. Havia o comércio e profissões especializadas como ferreiros, comerciantes e camponeses. Nós vamos falar da profissão mais importante para os exércitos: eram os ferreiros.
A vida de um ferreiro não era fácil. Eles eram encarregados de fabricar armas em arsenais, estrutura pra casas e até construir catapultas de guerra.
Os ferreiros não tinham um trabalho fácil, pois naquela época não havia o auxilio da tecnologia,
as espadas eram feitas em lareiras enormes com barras de ferro que eram aquecidas, batidas até obterem o formato de espadas, resfriadas na agua fria e depois afiadas.
Era comum os ferreiros terem problemas de visão, pois como não havia proteção para os olhos, a cinza do carvão poderia levar a cegar.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Castelos

Castelo de Gruyeres


Gruyères está situado numa paisagem verdejante dos Alpes friburgeses. O castelo, um dos mais prestigiosos da Suíça, domina majestosamente a aldeia medieval. O nome Gruyères vem plausivelmente do grou (« grue » em francês ) heráldico. Se bem que a dinastia dos condes de Gruyères figure entre as mais importantes da Suíça ocidental, as suas origens não são atualmente bem conhecidas. Do século XI ao século XVI, dezenove condes são atestados. Michel, o último conde de Gruyères, enfrentou dificuldades financeiras e faliu em 1554. O castelo foi ocupado pelos bailos friburgeses (1555-1798), em seguida pelos prefeitos até 1848. Foi posto á venda em 1849, tornou-se propriedade das famílias Bovy e Balland que permaneciam nele durante o Verão e que acolheram inúmeros amigos artistas. Em 1938, o estado de Friburgo adquiriu outra vez o castelo e fundou o museu. A visita do castelo oferece uma viagem através oito séculos de arquitetura, história e cultura. O rés-do-chão e a imponente torre de menagem datam do século XIII, enquanto o edifício principal foi modificado por volta do século XVI no estilo renascentista. Os interiores barrocos dos séculos XVII e XVIII relembram a época dos bailios friburgeses.

Fonte:www.chateau-gruyeres.ch

Château de Chambord

O Château é composto por uma fortaleza central com quatro torres. A fortaleza também forma parte da fachada, a qual tem uma largura composta ainda por duas torres mais largas. Nas traseiras encontram-se bases para duas futuras tores, mas estas nunca foram desenvolvidas, e mantêm o mesmo nível do muro. O palácio contém 440 salas, 365 lareiras e 84 escadarias.
Os telhados de Chambord contrastam com as massas da sua construção e têm sido comparados frequentemente com a silhueta de uma cidade: mostram onze tipos de torres e três tipos de chaminés, sem simetria, enquadrados nas esquinas pelas torres massivas. O desenho tem paralelo com o Norte da Itália e as obras de Leonardo.

A escadaria em dupla-hélice.
Um dos pontos altos da arquitectura de Chambord é a espectacular escadaria aberta em dupla-hélice que é a peça central do palácio. As duas hélices ascendem aos três pisos sem nunca se encontrarem, iluminadas de cima por uma espécie de farol no ponto mais alto do edifício.
O palácio é rodeado por um parque arborizado de 52,5 km² (13.000 acres) e uma reserva de gamos mantem-no fechado por um muro de 31 km. (20 milhas).
Nunca houve a intenção de proteger o edifício do ataque de qualquer inimigo. Por esse motivo, as paredes, torres e fosso parcial são puramente decorativos, e mesmo naquela época já eram um anacronismo. Elementos da arquitectura - janelas abertas, loggia e uma vasta área aberta no topo and - foram importados do estilo Renascentista Italiano, o que faz deles deslocados na fria França central.