terça-feira, 17 de agosto de 2010

O cristianismo depois da reforma

A igreja católica em crise


Durante o renascentismo cultural, a Igreja Católica enfrentou uma grande crise, vários fiéis deixaram de ir a Igreja devido a atos incompativeis, realizados por padres, e outros membros do clero.

Entre esses atos inclui a venda de indulgências ( que podiam serem pagas em bancos,estes não eram permitidos segundo o catolicismo), venda de relíquias religiosas, venda de cargos na igreja, e a falta de conhecimento em religião de alguns padres.Para ter idéia, haviam padres que liam uma bíblia em latim e não sabiam o que estavam falando.


Alguns padres só conseguiam dominar a população dizendo críticas absurdas: ''Possuo duas penas do espírito santo.'',ou '' Tenho 5 cabeças do jumento que transporta Jesus."


Outras religiões cristãs como o calvismo e o luterismo surgiram e atraíram milhares de fiéis cansados com os atos indevidos do clero da igreja católica.Religioes cristãs que não eram católicas eram chamadas de Protestantes.


Vejamos agora o luterismo, uma das religiões protestantes


O fundador do luterismo foi Martinho Lutero, um protestante contra a igreja Católica.Lutero, sendo um monge e professor de teologia,era extremamente religioso e acreditava na predestinação, ou seja, todas as pessoas já nasciam destinadas a salvação ou a condenação, independentemente dos seu atos serem bons ou ruins.


Lutero fundou uma nova religião indignado com o monge católico Johann Tetzel, vendedor de indulgências.Lutero tambem escreveu críticas a igreja Católica, que ficaram conhecidas como 95 teses.


Outro protestante conhecido na época foi João Calvino.Esse protestante, assim como Lutero, fundou uma nova religião, o Calvismo.


Uma coisa importante que destacava Calvino entre as outras religiões era dizer que trabalhar e obter lucro era uma atitude aprovada por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário