terça-feira, 11 de maio de 2010

Camuflagem

Existem animais que se camuflam e animais que imitam outros.Os animais que imitam outros praticam o mimetismo,eles imitam animais venenosos ou que possuem toxinas, um exemplo disso sao as borboletas monarca (venenosa) e a vice-rei.

A monarca é uma borboleta de asas grandes, faixas laranjas com manchas escuras e pequenas manchas amarelas na ponta das asa.Ela possui uma toxina extremamente desagradável para seus predadores, por isso nenhum animal a come. A reconhece pelas suas fortes cores.Já a vice-rei é menor, com asas muito parecidas, porem sem manchas amarelas na ponta e não possui nenhum tipo de toxina, mas tem a aparencia parecida com a monarca, os predadores se confundem e nao a comem.Compare-as:
Os animais que praticam a camuflagem tem a função de não serem predados se tornando invisiveis no meio ambiente em que vivem.
Existem dois tipos de camuflagem, por homocromia, onde o ser vivo possui a mesma cor do ambiente em que vive, e por homotipia, o sere vivo tem a mesma forma do ambiente em que vive(por exemplo, o bicho-pau)