A arte renascentista surgiu no renascimento cultural, quando a cultura do povo deixou de ser Teocêntrica e passou a ser Antropocêntrica.
Essa arte, ao contrário da arte medieval, não tinha o interesse de introduzir as pessoas na religião, tinha o interessse de introduzir as pessoas na realidade , em um ambiente mais real.
Como a cultura Antropocêntrica ou humanista se baseia na antiga arte grega, a grande preocupação do escultor ou do pintor é a de fazer com que as formas retradas se tornassem o mais realísticas possíveis.
As técnicas da arte renascentista
Pinturas
A mais famosa técnica de pintura criada no renascimento foi a perspectiva. Nessa técnica, todas as retas horizontais são direcionadas para um só ponto de fuga. Isso causa a impressão que a pessoa realmente estava ali. Para auxiliar essa técnica, era necessário também que as figuras mais ao fundo fossem menores. Um dos mais famosos pintores renascentistas foi Leonardo da Vinci.
Esculturas
Nas esculturas renascentistas passaram a serem utilizadas expresões nos rostos das personagens representadas. Isso ajudava a retratar o sofrimento (um sentimento muito representado na arte renascentista). Um dos maiores escultores dessa época foi Michelangelo Buanarroti.
Nas artes medievais, os autores não assinavam suas obras. Durante e após o renascimento, as obras de arte passaram a serem assisnadas, para que o autor fosse reconhecido e valorizado.
Teatro
William Shakespeare foi um famoso escritor, que escreveu muitos livros famosos, entre eles, Romeu e Julieta (os montechio e os capuleto). Seus livros tentavam representar sentimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário