Métodos agrícolas arcaicos
Os métodos tradicionais de agricultura são prejudiciais ao solo, eles são: queimadas, que levam a perda de feretilidade e a destruição das gramídeas, que impedem a erosão do solo; o uso explorado do solo sem fertilizantes, isso diminui o tempo de vida útil do solo, pois os nutrientes acabam rapidamente.
Uma solução para esse problema foi encontrado na Europa, é a rotação de culturas: que consiste em dividir a propriedade em três partes, em uma delas a terra é deixada de descanso, nas outras duas áreas são plantados tipos diferentes de plantas.
Os intrumentos de trabalho mais usados são: arados de animais, enxadas, e sistemas fracos de irrigação.
Os métodos agricolas modernos
Atualmene são utilizadas novas técnicas para o plantio, elas garantem uma melhor fertilidade do solo e evitam erosões, aumentando a produção.Os metodos agrícolas mais conhecidos são:adubação orgânica, curvas de nível(onde são feitos cortes na terra evitando a erosão) e rotação de culturas. Os instrumentos são bem melhores desde colheitadeiras e tratores até irrigadores circulares.
A chamada tropicalidade
Quando os portugueses chegaram no Brasil eles inicialmente exploraram o Pau-Brasil(uma madeira avermelhada muito usada na coloração de roupas na Europa), após isso eles resolveram praticar a agricultura mas não deu certo.
Os Europeus falaram que se tratava de um problema chamado tropicalidade.Na verdade o solo daqui não tinha nenhum problema, as plantas eram de outro lugar, muito mais frio, e não se adaptavam aqui.
Uma das plantas se adaptou bem aqui: o café, que era da zona tropical e não temperada de onde eram os produtos da europa.