terça-feira, 28 de setembro de 2010

Equinodermos

Os equinodermos fazem porte do reino animal. É nesse grupo que entram as estrelas-do-mar, por exemplo. O nome equinodermo significa pele com espinhos. Uma das características é que o nome da maioria deles termina com do-mar (exeto bolacha-de-praia). Mas lembre-se de que nem todo ser que termine em do-mar seja equinodermo, a anêmona do mar, por exemplo, é um celenterado.

Uma das pricipais novidades dos equinodermos é a presença de esqueleto interno; de pés ambulacrais, usados para a locomoção e percepção do solo e do alimento; placa madrepórica e lanterna de aristóteles.

Uma característica diferente desses animais é a alimentação. Alguns equinodermos possuem digestão fora de seus corpos. Para se alimentar, alguns desses animais jogam seus orgãos digestórios sobre a presa, e depois pegam ele de volta.

O pepino-do-mar, quando é achado por um predador, expele seus órgãos internos e, enquanto o predador os come, ele foje. Um tempo depois, seus órgãos se regeneram.

Os pés ambulacrais desses animais funcionam da seguinte forma: a água do mar penetra pela placa madrepórica, essa água passa pelos canais e chega aos pés e prendem no solo, quando eles estão vazios, os pés se soltam do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário