terça-feira, 30 de novembro de 2010

O desaparecimento dos dinossauros


Os dinossauros desapareceram há 65 milhões de anos, devido, indiretamente, a queda de um meteorito.


Após a queda do meteorito em solo terrestre, todos os dinossauros que estavam em regiões proximas morreram.As placas tectônicas foram abaladas pelo impacto, isso deu origem a milhares de terremotos e erupções vulcânias (acredita-se que a maioria das cordilheiras teriam surgido nessa época).As erupções liberaram na atmosfera toneladas de gases tóxicos e escuros, que impediam a passagem de luz.Assim a Terra permaneceu por mais de três anos.As plantas, sem a fotossíntese morrerem, herbívoros de grande porte não tinham o que comer, assim como os carnívoros.

Com isso, os roedores, únicos mamiferos daquela época proliferaram, invadiram o ambiente de dia (eles tinham hábitos noturnos para se livrarem de seus predadores carnivoros).Esses mamíferos evoluiram, dominaram, e deram origem a todos os outros por meio da evolução.

Acredita se que o meteorito teria caido na península de Yucatan no México, isso pode ser quase comprovado devido a uma enorme cratera.Diz outra teoria que os meteoritos cairam em um oceano por isso ainda não foram encontrados.

Atualmente vários desenhos representam dinossauros junto com homens, junto com outros mamíferos. Isso e impossível, pois milhões de anos separam um ser do outro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário