O sistema Endócrino é composto por glândulas, que produzem diversos hormônios, com funções diferentes.As principais glândulas endócrinas são: glândula tireoidea, glândulas paratireoideas, adrenais ou suprarrenais, pâncreas, ovário (mulheres) e testículos (homens).
O sistema Endócrino serve para controlar diversas funções no organismo humano, suas funções podem mudar desde a ação de certos orgãos, como o coração, até o temperamento e as sensações da pessoa.
Os principais hormônios produzidos pelas suprarrenais são adrenalina (responsável por aumentar o ritmo cardíaco) e norodrenalina (responsável por inverter as funções da adrenalina). Pelo pâncreas são produzidos a insulina e o glucagon, cuja função é de regular a quantidade de glicose no sangue.
A hipófise é como uma glândula mestra, é do tamanho de uma ervilha e tem duas partes bem distintas, que produzem hormônios diferentes. A hipófise anterior produz hormônios como somatrófico (que promove o crescimento)e ACTH (que controla o metabolismo da glicose).
Alguns hormônios são produzidos apenas em homens ou apenas em mulheres. Nos homens é produzido testosterona, que estimula a produção de espermatozoides e o amadurecimento de caracteres sexuais. Nas mulheres é produzido estrógeno e progesterona que que regulam o ciclo menstrual e promovem o amadurecimento dos caracteres sexuais.
Quando uma pessoa tem problemas no pâncreas e não produz glucagon e insulina ela é denominada diabética. Na diabetes, quando a pessoa se alimenta, a glicose cai na corrente sanguínea e não consegue ser armazenada (pois essa é uma função atribuída a insulina).O fato de haver uma grande quantidade constante de glicose no sangue (hiperglicemia) faz com que algumas funções vitais do organismo sejam prejudicadas. Por isso a necessidade de injetar insulina no sangue. A diabete pode ser de dois tipos: tipo um e tipo dois.O tipo diz se a diabete é genética ou foi causada por ferimentos no pâncreas, que deixou ou reduziu sua produção de hormônios.