Neurônios são as células de animais com um sistema nervoso responsáveis por enviar impulsos nervosos do corpo para o cérebro e do cérebro para o corpo.
Os neurônios possuem três partes principais: os dendritos, o corpo celular e o axônio. A direção dos impulsos nervosos é sempre dos dendritos para os axônios, sendo assim, os dendritos recebem o impulso e o axônio envia para outro neurônio.
Devido a sua função, os dendritos são em maior quantidade e se localizam próximos ao corpo celular. Como o impulso pode ser enviado a um único ponto, o axônio é um só por neurônio e possui formato alongado e ramificado na ponta.
Em volta do axônio, há uma “fita isolante”, a mielina, cuja função é evitar que o axônio de um neurônio se encoste no axônio de outro e também serve para aumentar a velocidade dos impulsos nervosos.
Entre um neurônio e outro há uma minúscula fenda, conhecida como espaço sináptico, sendo assim os neurônios não se encostam, e a corrente passa por esse espaço com o auxílio de neurotransmissores, o que é conhecido como sinapse. Também existe a sinapse neuromuscular, que ocorre entre um neurônio e um músculo.
Os neurônios se dividem em dois grandes grupos: nos que enviam informação ao cérebro e nos que recebem informações do cérebro e a enviam para os membros do corpo. As que enviam o impulso nervoso ao cérebro são conhecidas como fibras sensoriais e as que recebem como fibras motoras.
CURIOSIDADES – PROTEÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
Para evitar que acidentes automobilísticos causassem danos ao Sistema Nervoso Central (SNC), foram inventados sistemas de proteção. Os mais usados são: o Hans e o protetor de coluna.
O Hans é um apoio usado em carros para manter a cabeça do piloto fixa e evitar com que um movimento brusco traga danos à coluna vertebral.
O protetor de coluna serve para evitar com que o piloto danifique a coluna caso haja um acidente e a moto caia sobre o piloto.