A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, que atualmente faz parte da União Européia (UE). A Segunda Revolução industrial também ocorreu na Europa, em um país que hoje também faz parte da UE, na França.
Acumulação de capital devido a outros fatores históricos, como o financiamento das Grandes Expedições.
Concentração das minas de carvão, matéria que correspondia ao atual petróleo na indústria.
A mão de obra e o mercado consumidor relativamente grande
Atualmente a forma de produção mudou bastante, antigamente, os produtos eram feitos em maquinas simples, movidas a vapor, operadas por grande quantidade de funcionários, que produziam pouco. Hoje em dia, a indústria e o beneficiamento dos produtos se tornaram tão complexo que a produção é dividida em três fases:
Agregação: consiste na obtenção das matérias primas em suas fontes
Transformação: consiste na fase de mudanças da matéria prima para o produto final, pode ser subdividido em indústrias de base e em indústrias de bens de consumo.
Venda: é o transporte e a comercialização do produto com o consumidor, subdividido em atacadista e varejista
O transporte é uma das questões fundamentais da produção, afinal, um erro do local da fabrica pode dobrar os custos de um produto.
Alguns produtos ganham peso e volume, por exemplo: é mais propício que uma fabrica de carros se localize próxima do mercado consumidor, pois é mais fácil transportar o metal bruto ou em placas do que carros.
Outros produtos perdem peso, é o caso dos bovinos: é mais fácil que a indústria de beneficiamento da carne se localize próximo das fazendas, pois no transporte os bois podem morrer. Além disso, é mais barato transportar sua carne pronta pra consumo do que o boi inteiro.