sexta-feira, 29 de julho de 2011

A economia industrial da U.E.

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, que atualmente faz parte da União Européia (UE). A Segunda Revolução industrial também ocorreu na Europa, em um país que hoje também faz parte da UE, na França.
A Inglaterra foi a pioneira da industrialização por vários motivos, dos quis se destacam:
Acumulação de capital devido a outros fatores históricos, como o financiamento das Grandes Expedições.
Concentração das minas de carvão, matéria que correspondia ao atual petróleo na indústria.
A mão de obra e o mercado consumidor relativamente grande
Atualmente a forma de produção mudou bastante, antigamente, os produtos eram feitos em maquinas simples, movidas a vapor, operadas por grande quantidade de funcionários, que produziam pouco. Hoje em dia, a indústria e o beneficiamento dos produtos se tornaram tão complexo que a produção é dividida em três fases:
Agregação: consiste na obtenção das matérias primas em suas fontes
Transformação: consiste na fase de mudanças da matéria prima para o produto final, pode ser subdividido em indústrias de base e em indústrias de bens de consumo.
Venda: é o transporte e a comercialização do produto com o consumidor, subdividido em atacadista e varejista
O transporte é uma das questões fundamentais da produção, afinal, um erro do local da fabrica pode dobrar os custos de um produto.
Alguns produtos ganham peso e volume, por exemplo: é mais propício que uma fabrica de carros se localize próxima do mercado consumidor, pois é mais fácil transportar o metal bruto ou em placas do que carros.
Outros produtos perdem peso, é o caso dos bovinos: é mais fácil que a indústria de beneficiamento da carne se localize próximo das fazendas, pois no transporte os bois podem morrer. Além disso, é mais barato transportar sua carne pronta pra consumo do que o boi inteiro.




quinta-feira, 28 de julho de 2011

Férias

Uma boa viagem é recomendada após um período exaustivo de trabalho ou de estudos. Praia, interior, regiões serranas, seja lá qual for seu destino.
Hoje em dia as viagens para o exterior tem se tornado cada vez mais comuns: queda do dólar, oportunidade de conhecer novos lugares, viagens baratas são uma das coisas que mais influenciam nisso, apesar do turismo internacional levar riquezas para fora do nosso país.
Os destinos nacionais também podem ser bastante interessantes.

Se você quer ir para praia:

Bombinhas - SC
A cidade de bombinhas tem um grande potencial turístico.Com belas praias, sem poluição, a região é mais agradável no verão, principalmente para quem não é acostumado com o clima da região sul do Brasil. Se você for para bombinhas também poderá conhecer um dos maiores parque multi-temáticos do Brasil: o Beto Carrero World.

Rio de Janeiro - RJ

O Rio de Janeiro é o destino turístico mais conhecido do Brasil quando se fala de praias. Atualmente, com a pacificação das favelas a cidade tem se tornado mais segura, tornando mais propícia para a visita de turistas. Os pontos turísticos mais conhecidos são o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana.





Se você quer ir para o interior:
Avaré - SP

Localizada a 260 quilômetros de São Paulo, Avaré é uma cidade calorosa. Para espantar o calor que faz por lá, os turistas acabam curtindo uma boa opção de passeio. A represa de Jurumirim fica a 22 quilômetros da cidade e é cenário para a prática de windsurfe, passeios de jet-ski, banana boats, barcos e lanchas.

É possível alugar embarcações na marina que fica na rodovia para Itaí. Quem preferir já ficar nas imediações da represa tem opção de casas de veraneio para alugar, além de charmosas pousadas e hotéis de lazer


Se você quer ir para uma cidade histórica:


Ouro Preto - MG
Tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto é uma obra prima da arquitetura colonial brasileira e palco da Inconfidência Mineira. Em suas igrejas e museus estão expostas obras-primas de Athayde e Aleijadinho.
Ouro Preto é um dos principais destinos turísticos de Minas. Nos finais de semana e feriados prolongados a cidade fica repleta de turistas. Excelentes hotéis surgiram para atender a demanda. De uma forma geral conciliam o esplendor barroco com os confortos e facilidades da vida moderna.