sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Manutenção hídrica e equilíbrio químico do corpo

As células do nosso corpo em seu processo normal transformam carboidratos em energia, o que gera apenas CO², porém a proteína também pode ser transformada em energia, mas pelo fato de ter muito mais moléculas
produz muito mais resíduos tóxicos que precisam ser eliminados.
O sistema responsável por isso é o urinário. 
Os órgãos que compõem esse sistema são:
  • Glândula supra-renal: regula o metabolismo do sódio, do potássio, da água e dos carboidratos e as reações do corpo humano ao stress.
  • Rins: "filtram" o sangue por meio de difusão quando este passa pelos capilares renais.
  • Ureter: conduz as substâncias até a bexiga.
  • Veias e artérias: conduzem o sangue.
  • Bexiga: armazena as substâncias tóxicas retiradas do sangue pelos rins.
As substâncias tóxicas retiradas do sangue são três, e variam de animal pra animal: uréia, amônia e ácido úrico.
A uréia tem toxidade e solubilidade médias. Amônia tem toxidade e solubilidade altas.O acido úrico tem toxidade e solubilidade baixas.
A perda d função por completo dos rins pode levar a morte e varias doenças podem causar a perda desse órgão.
Apesar disso os rins podem ser transplantados, mesmo de uma pessoa viva, já que é possível viver com somente 1 rim e com o auxilio de hemodiálise.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Eletrólise

Não há nada melhor do que fazer alguns experimentos de química de vez em quando. Objetos simples, que aparentemente não possuem um uso, podem fazer parte de uma experiência.
A eletrólise nada mais é que a passagem de uma corrente elétrica pela água(H2O), que provoca a sua decomposição em dois gases: hidrogênio(H) e oxigênio(O).
Para quem não sabe o hidrogênio é um gás inflamável, e pelo fato de sua combustão gerar água, vem sendo amplamente estudado para o uso em automóveis.
Fazer a experiência é bem simples, basta preparar uma solução de água e bicarbonato de sódio (vende-se em supermercados), ter algum transformador ou grande quantidade de pilhas, fios ,2 peças de aço inox (qualquer objeto de aço inox) e um pote que não seja de metal.
Depois de conseguir todos o materiais, basta ligar o transformador(ou as pilhas) nas peças de aço inox, separando o positivo do negativo (pode ser soldado ao fio ou só preso) e colocar no pote com a solução.
Se for feito com pilha o resultado vai demorar um pouco mais para aparecer, mas lembre-se, não lique diretamente na tomada, isso vai dar um curto circuito.
Eu fiz o meu com cobre no lugar do aço inox, funcionou, mas não faça o mesmo se tiver aço inox pois o cobre oxida e a água fica azul.

Hora da verdade