A revolução industrial começou na Inglaterra, devido aos fatores clássicos para o surgimento de uma indústria eles são: infraestrutura, matéria prima e mercado consumidor.Como a Inglterra tinha o carvão( que era considerada a energia elétrica daquela época), minas de ferro, e mão de obra, a indústria começou lá.
Com o tempo a indústria foi se modernizando, a produção e demanda aumentaram, e eram necessárias melhores tecnologias para aumentar a produção, por isso a tecnologia passou a se tornar um fator muito importante para a construção de indústrias.
A indústria e seus produtos também, as máquinas se tornarm a mais tecnologicas e mais difíceis de se manusear. Surgiu outra nova grande necessidade, de funcionários especializados.
Esses dois fatores, formam juntos os fatores modernos para a construção de uma indústria.
Agora analisaremos a situação de alguns países.
Hoje o Japão é um grande polo industrial. A tecnologia dele é muito avançada. Os japoneses são famosos pela suas tecnologias na área interativa, automobilística,e de equipamentos eletrônicos.
O Japão possui umas das características modernas para a construção de uma indústria.
A China já não é um pais com tantas tecnologias, mas possui grandes aliados: a infraestrutura, a grande quantidade de minerais presentes e principalmente mão-de-obra barata. Isso atraiu para a China várias empresas transnacionais( empresas que tem sede em países avançados mas tem indústrias em países pobres).
Transnacionais são indústrias com matizes em países ricos e por motivos de leis ambientais e mão de obra acabam se instaqlando também em países pobres, onde a mão de obra é mais abundante e barata e as leis ambientais são menos rígidas.
Um exemplo é a Electrolux, ela fabrica e vende muitos produtos no Brasil, porém sua matiz é num país rico: a Suécia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário