sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os ossos


A principal função dos ossos é a sustentação, e, apesar da aparência, animais como minhocas e insetos também possuem um esqueleto.

Minhocas possuem um esqueleto hidrostático (de água envolvida por uma "pele"), a movimentação do liquido dentro de seus corpos as auxilia até na locomoção.
Já os artrópodos tem exoesqueleto (um esqueleto externo), que no caso de alguns crustáceos, são trocados durante a vida.
Os ossos do corpo humano são compostos principalmente por cálcio. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam os ossos são vivos e possuem células chamadas osteócitos  e pertencem ao tecido conjuntivo (com células distanceadas por matéria não viva).
Os ossos, na presença de ácidos, tem as partículas de cálcio quebradas, o que os deixa maleáveis. Já quando são queimados, tem suas proteínas destruídas, o que os deixam frágeis.
As principais funções do esqueleto humano são: sustentação, proteção, armazenamento, apoio para os músculos e produção de sangue. Tanto a função de armazenamento como a de produção de sangue são exercidas pela medula óssea, que é dividida em dois grupos: amarela(armazenamento de gordura) e vermelha (produção de sangue).