sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Guitarras

    A guitarra elétrica, popularmente conhecida como guitarra é um instrumento de cordas e foi popularizado em vários gêneros de musica, havendo até variações no funcionamento do próprio instrumento. Existem vários tipos de guitarra: as maciças, acústicas ou semi- acústicas, todas elas tem características comuns como a presença de captadores e um numero padrão de cordas.
    As maciças são as mais usadas atualmente, tem o corpo de madeira, fibra ou até mesmo acrílico. As acústicas são caracterizadas por serem ocas e foram muito usadas na década de '60, principalmente pelos Beatles .
     Existem dois tipos principais de captadors: os single coils e os humbuckers. Single coils possuem uma fileira unica de captadores, caracterizam se pelo som claro e brilhante. Já as guitarras com captadores humbucker possuem duas fileiras de captadores normais acoplados, são mais largos e caracterizam se por som gordo e pesado. Na verdade os captadores humbuckers foram criados pela Gibson a fim de evitar ruídos causados pelas interferencias de single-coils e se tornaram um fenômeno no mercado, não pelo fato de não emitirem ruídos, mas sim por terem um som característico.
    Outro componente que varia muito de guitarra para guitarra é a alavanca. A alavanca serve para esticar as cordas deixando o som mais agudo.Apesar de não serem muito usadas na maioria das musicas produzem efeitos diferentes.
    Com passar do tempo foram criados novos componentes para esse instrumento.Um exemplo disso são os pedais que podem ser de overload ou de distorção (que são muito usados no hard rock e heavy metal).

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ondas mecânicas e eletromagnéticas

    Onda é uma forma de transporte de energia. Pode ser caracterizado como onda o movimento vertical de qualquer matéria sólida liquida ou gasosa (no caso das ondas mecânicas), tendo sempre pontos mais elevados (cristas) e pontos mais baixos (vales). Uma onda pode ser gerada de diversas formas e observada em diversos fenômenos: uma pedra ao cair na água, uma oscilação em uma corda amarrada, ondas eletromagnéticas e sonoras.

    Uma onda pode ser "medida" quanto a diversos aspectos: quanto ao comprimento (distância entre uma crista e outra em uma sequência de ondas), quanto a frequência (número de oscilações por segundo), quanto ao período (tempo decorrido de apenas uma oscilação) e quanto a velocidade de propagação.

    Por exemplo, se uma corda amarrada na parede sofresse 5 oscilações consecutivas em 1 segundo, podemos dizer que as ondas estavam na frequência de 5 Hz, sendo assim, o período entre uma onda e outra seria de 0,2 segundos. Se entre uma crista e outra houvesse 10 cm significa que o comprimento da onda seria de 10 cm, sendo assim a velocidade da onda seria de 10 cm/s.
    As ondas podem ser divididas em dois grupos: as mecânicas e as eletromagnéticas, cada uma com suas características, o que permite separar um tipo do outro.
    Ondas mecânicas só podem ocorrer na presença de matéria, são ondas mecânicas: ondas sonoras, tremores na água ou em cordas. O tipo mais conhecido é o de ondas sonoras. As ondas sonoras são geradas por compressões e expansões no ar. O ouvido humano só consegue captar ondas de 20 Hz até 20.000 Hz. Abaixo disso as ondas são consideradas infrassons e acima ultrassons.  
    Ondas eletromagnéticas são variações nos campos elétricos e magnéticos. Propaga se no vácuo e tem velocidade de propagação superior ao das ondas mecânicas. São ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, de micro-ondas, entre outras.


   Guitarras são exemplos de instrumentos que emitem ondas de uma frequência que o ser humano não capta, sendo assim o instrumento tem captadores que transformam o som em uma frequência e volumes ouvíveis. É comum haver interferência ao se tocar esse instrumento pois alguns equipamentos também produzem sons que o ser humano não houve mais a guitarra capta. Para isso há captadores humbuckers, que é a associação de dois captadores, o som emitido é só aquele captado pelos dois captadores.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Atividades agrícolas nos EUA

    Os Eua tem uma das maiores produções agrícolas, apesar disso, o Setor Primário tem uma parcela pequena no PIB.Outras características da agricultura:
    - Comércio externo
    - Parcela pequena e que vem reduzindo ainda mais de trabalhadores rurais
    - Alta produção e renda por hectare
    Outro traço da agricultura é a relação campo-cidade: certas industrias utilizam produtos agropecuários como matéria prima enquanto o campo utiliza materiais industrializados (tratores, fertilizantes, etc.). Isso é conhecido como agroindústria e teve várias consequências:
    - Êxodo rural (devido à mecanização)
    - Intensa utilização de tecnologia (na mecanização e em outras tecnologias rurais)
    - Concentração de propriedade (o número de propriedades diminui e de hectares por propriedade aumenta)
    Apesar do seu enorme território, os EUA tem áreas não férteis. As maiores propriedades estão concentradas no centro do país, nas Planícies Centrais. Os principais produtos americanos são: milho algodão e trigo.Os tipos de produção são divididos em belts:
    -Green Belts (localizados próximos às cidades do Oeste e do Nordeste, produz alimentos frescos)
    -Central Belts (na Planície Central, é monocultor de trigo, milho e algodão, tem alta mecanização)
    -Ranching Belts (nos planaltos do Oeste, onde predomina os climas árido e semi-árido. Desenvolve-se a pecuária extensiva)
    -Dry Farming (no Oeste, em áreas secas, sem fertilidade, que são aradas e irrigadas para receber árvores frutíferas)
    Outra característica da agricultura nos EUA é a existência de subsídios agrícolas (ajuda do governo para grandes produtores).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sistema Endócrino

    O sistema Endócrino é composto por glândulas, que produzem diversos hormônios, com funções diferentes.As principais glândulas endócrinas são: glândula tireoidea, glândulas paratireoideas, adrenais ou suprarrenais, pâncreas, ovário (mulheres) e testículos (homens).
    O sistema Endócrino serve para controlar diversas funções no organismo humano, suas funções podem mudar desde a ação de certos orgãos, como o coração, até o temperamento e as sensações da pessoa. 
    Os principais hormônios produzidos pelas suprarrenais são adrenalina (responsável por aumentar o ritmo cardíaco) e norodrenalina (responsável por inverter as funções da adrenalina). Pelo pâncreas são produzidos a insulina e o glucagon, cuja função é de regular a quantidade de glicose no sangue.
    A hipófise é como uma glândula mestra, é do tamanho de uma ervilha e tem duas partes bem distintas, que produzem hormônios diferentes. A hipófise anterior produz hormônios como somatrófico (que promove o crescimento)e ACTH (que controla o metabolismo da glicose).
    Alguns hormônios são produzidos apenas em homens ou apenas em mulheres. Nos homens é produzido testosterona, que estimula a produção de espermatozoides e o amadurecimento de caracteres sexuais. Nas mulheres é produzido estrógeno e progesterona que que regulam o ciclo menstrual e promovem o amadurecimento dos caracteres sexuais.
    Quando uma pessoa tem problemas no pâncreas e não produz glucagon e insulina ela é denominada diabética. Na diabetes, quando a pessoa se alimenta, a glicose cai na corrente sanguínea e não consegue ser armazenada (pois essa é uma função atribuída a insulina).O fato de haver uma grande quantidade constante de glicose no sangue (hiperglicemia) faz com que algumas funções vitais do organismo sejam prejudicadas. Por isso a necessidade de injetar insulina no sangue. A diabete pode ser de dois tipos: tipo um e tipo dois.O tipo diz se a diabete é genética ou foi causada por ferimentos no pâncreas, que deixou ou reduziu sua produção de hormônios.

4º Bimestre - Revolução Industrial

    A 1ª Revolução Industrial foi na Inglaterra, no século XVII, devido a vários fatores: acúmulo de capital vindo das colônias, o estímulo ao enriquecimento feito pelo Puritanismo, enriquecimento da burguesia e as revoluções Puritana e Gloriosas.
   A Revolução Industrial ocorreu aos poucos, tendo início XVI, com a produção artesanal e com intermediários (pessoas que compravam produtos artesanais e revendiam por preço mais altos).
    A produção era irregular. Esse fator associado com o enriquecimento dos intermediários fez com que estes comprassem os meios de produção, dando início à uma indústria com relações patrão-empregados.
    No século XVII a produção artesanal foi diminuindo, as fábricas ficaram mais comuns. Os capitalistas (pessoas que detinham propriedades privadas dos meios de produção) passaram a fazer a divisão do trabalho: uma pessoa fazia algo, outra algo diferente (por exemplo os artesãos: alguns teciam, outros faziam fios, outros tingiam, etc.).
    Algum tempo depois surgiram as máquinas, que produziam em grande quantidade e necessitavam de poucas pessoas para operá-las. Com elas, os capitalistas tiveram vantagens, pois pagavam menos pessoas e tinham maior produção, mas somente algumas pessoas tinham capital (dinheiro) para comprá-las.
    Com o tempo, as máquinas tiveram que ser aperfeiçoadas. Em 1733, John Kay criou uma máquina que tecia fios e aumentava a capacidade de produção em 6 vezes, mas enquanto os fios não ficavam prontos, o tecelão ficava esperando sem fazer nada, então James Hargreaves inventou uma máquina que produzia vários fios ao mesmo tempo. 
    Outra invenção bastante influente foi a máquina à vapor. Era revolucionária pois multiplicava a força de um trabalhador e substituía dezenas de funcionários. Era aplicada em diversas áreas e seu princípio de funcionamento era usar o carvão para gerar vapor, esse movia um cilindro, que ao resfriar voltava a posição inicial e reiniciava o ciclo. O cilindro, conectado à uma biela movia o eixo, que gerava movimento ao trem ou mantinha certa máquina em funcionamento.
    Após a Revolução Industrial, surgiram dois grupos: os capitalistas (donos de máquinas e fábricas) e o proletariado (operários). Os capitalistas podiam trabalhar o tempo que quisessem, tinham boa qualidade de vida e, principalmente, uma boa renda. Já o proletariado era excluído da sociedade, ganhava pouco, trabalhava desde antes de amanhecer até à noite, tinha qualidade de vida ruim. Isso retratava bem a diferença entre as classes sociais.                                                                                                                                                                                                 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Neurônios

     Neurônios são as células de animais com um sistema nervoso responsáveis por enviar impulsos nervosos do corpo para o cérebro e do cérebro para o corpo. 
    Os neurônios possuem três partes principais: os dendritos, o corpo celular e o axônio. A direção dos impulsos nervosos é sempre dos dendritos para os axônios, sendo assim, os dendritos recebem o impulso e o axônio envia para outro neurônio. 
     Devido a sua função, os dendritos são em maior quantidade e se localizam próximos ao corpo celular. Como o impulso pode ser enviado a um único ponto, o axônio é um só por neurônio e possui formato alongado e ramificado na ponta. 
     Em volta do axônio, há uma “fita isolante”, a mielina, cuja função é evitar que o axônio de um neurônio se encoste no axônio de outro e também serve para aumentar a velocidade dos impulsos nervosos. 
    Entre um neurônio e outro há uma minúscula fenda, conhecida como espaço sináptico, sendo assim os neurônios não se encostam, e a corrente passa por esse espaço com o auxílio de neurotransmissores, o que é conhecido como sinapse. Também existe a sinapse neuromuscular, que ocorre entre um neurônio e um músculo. 
    Os neurônios se dividem em dois grandes grupos: nos que enviam informação ao cérebro e nos que recebem informações do cérebro e a enviam para os membros do corpo. As que enviam o impulso nervoso ao cérebro são conhecidas como fibras sensoriais e as que recebem como fibras motoras. 



CURIOSIDADES – PROTEÇÃO DO SISTEMA NERVOSO 

    Para evitar que acidentes automobilísticos causassem danos ao Sistema Nervoso Central (SNC), foram inventados sistemas de proteção. Os mais usados são: o Hans e o protetor de coluna. 
    O Hans é um apoio usado em carros para manter a cabeça do piloto fixa e evitar com que um movimento brusco traga danos à coluna vertebral. 
    O protetor de coluna serve para evitar com que o piloto danifique a coluna caso haja um acidente e a moto caia sobre o piloto.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Inércia, a 1ª lei de Newton

     A lei da inércia foi uma lei de física criada por Isaac Newton. Newton descobriu que um corpo que recebesse uma força e entrasse em movimento nunca pararia até que até que uma força resistente agisse sobre ele.
    Na Terra isso não acontece pois duas forças resistentes estão sempre em ação sobre os objetos: a gravidade e o ar. Na verdade a gravidade pode agir aumentando ou diminuindo a velocidade, depende do sentido.
     Na verdade, a lei da inércia já foi estudada antes de newton, por Galileu Galilei. Ele concluiu que a Terra girava sem a ação de nenhuma força que impulsionasse, dificultasse ou impedisse seu movimento.
     Existem dois tipos de inércia: quando o corpo permanece em repouso (equilíbrio estático) ou quando permanece em movimento uniforme, diferente de zero e sem ação de forças (equilíbrio dinâmico).
     A inércia sempre está presente em nossa vida, por exemplo: se você está de pé num ônibus parado no ponto,  ele começa a se movimentar, você tem de se segurar, pois a tendência, pela inércia, é que você comece a se movimentar também, já quando ele freia você tem que se segurar para que seja aplicada a força da frenagem em você e para que não caia dentro do ônibus.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os ossos


A principal função dos ossos é a sustentação, e, apesar da aparência, animais como minhocas e insetos também possuem um esqueleto.

Minhocas possuem um esqueleto hidrostático (de água envolvida por uma "pele"), a movimentação do liquido dentro de seus corpos as auxilia até na locomoção.
Já os artrópodos tem exoesqueleto (um esqueleto externo), que no caso de alguns crustáceos, são trocados durante a vida.
Os ossos do corpo humano são compostos principalmente por cálcio. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam os ossos são vivos e possuem células chamadas osteócitos  e pertencem ao tecido conjuntivo (com células distanceadas por matéria não viva).
Os ossos, na presença de ácidos, tem as partículas de cálcio quebradas, o que os deixa maleáveis. Já quando são queimados, tem suas proteínas destruídas, o que os deixam frágeis.
As principais funções do esqueleto humano são: sustentação, proteção, armazenamento, apoio para os músculos e produção de sangue. Tanto a função de armazenamento como a de produção de sangue são exercidas pela medula óssea, que é dividida em dois grupos: amarela(armazenamento de gordura) e vermelha (produção de sangue).

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Microsoft Word

    Para publicação de informações, seja ela para ser vista por milhares de pessoas, ou para um trabalho, há necessidade de certas regras que tornam arquivos com formatação semelhante.
    O melhor programa para a escrita é o Microsoft Word, presente no pacote Microsoft Office.
Segue abaixo algumas ajudas para quem esta começando com um blog ou então precisa digitar um trabalho no Microsoft Word, principalmente na versão 2007, a que causa a maioria das duvidas.
    Tamanho das letras e fonte ideal: o tamanho do titulo pode variar, dependendo do grau de importância, mas a letra do texto deve ser padrão, Arial ou Times New Roman do tamanho 12. 
     Parágrafo e ajustamento: para colocar um parágrafo é bem simples, basta dar um clique na tecla tab (com duas setas, uma para cada lado). Para definir o tamanho do parágrafo basta clicar no símbolo régua, logo acima da barra de rolagem, no canto superior esquerdo) e deslizar um dos triângulos de modo que o parágrafo fique na medida adequada. Para ajustar clique em inicio e procure por um quadrinho com quatro ícones, que significam, na ordem, ajustar a esquerda, centralizar, ajustar a direita, ajustar aos dois lados(esse é o padrão) 
    Imagens: para inserir uma imagem no Word é simples, basta copiar (clique com o botão direito no mouse na imagem e procure por copiar) vá para o Word e cole(clique com o botão direto em uma área em branco e procure por colar).para formatar basta clicar com o botão esquerdo na imagem, clicar com o direito e buscar pela opção formatar imagem. Abrirá um quadro onde pode se encontrar todos os dados da imagem. Para mudar o texto na imagem clique em layout da pagina, procure por quebra de texto automática, e selecione a desejada 
    Regras ABNT para trabalhos no Word: as folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm.O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 e com recuo na primeira linha de 1,25.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Radioatividade e suas consequências

A radioatividade é a energia causada pela instabilidade e desintegração do núcleo de um átomo.
Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade do urânio enquanto estudava os efeitos da luz solar sobre determinados materiais fluorescentes.
Após a descoberta da radioatividade dos minérios de urânio por Becquerel, o casal Pierre e Marie Curie comprovou a existência de outras substâncias com atividade radioativa.
Já a radioatividade artificial foi descoberta quando o casal Frédéric Joliot e Irène Curie(filha de Marie Curie) usaram a radioatividade em alumínio. Após cessar o ataque com partículas radioativas, os núcleos continuaram emitindo radiação. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo modificando-o, e este, por ser instável, se desintegra posteriormente.
Com o passar do tempo mais e mais elementos radioativos foram descobertos.
A radioatividade é dividida em 3 grupos:

  • Raios alfa possuem alto conteúdo energético, possuem baixa penetrabilidade e são facilmente detidos por folhas de papel, de alumínio e de outros metais. 
  • Raios beta As partículas beta possuem menor energia que as alfa, mas apresentam maior poder de penetração, razão pela qual ultrapassam a barreira das lâminas metálicas finas usadas para deter as partículas alfa. 
  • Raios gama constituídos de radiação eletromagnética possuem energia e capacidade de penetração altas. A excessiva exposição dos tecidos vivos a esses raios ocasiona malformações nas células, que podem provocar efeitos irreversívei                                                                                                                                                                                                                                           
Existem vários usos para materiais radioativos, entre eles:
  • Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.
  • Diagnóstico (pelo raio-x) e tratamento de doenças.
  • Ionização.
Apesar de ter trazido várias vantagens para o mundo atual, a radioatividade também trouxe prejuízos, principalmente quando se fala de catástrofes.
A maior catástrofe na história da radioatividade foi em Chernobil.No dia 26 de abril de 1986 o quarto reator da usina de Chernobil - conhecido como Chernobil-4 - sofreu uma explosão de vapor que resultou em incêndio, uma série de explosões adicionais, e um derretimento nuclear.Apesar de não ter feito muitas vitimas o maior problema ainda estava por vir.
Com o rompimento do teto da usina devido as explosões houve um grande vazamento de material radioativo, o que contaminou não só a cidade como varias outras áreas da Ucrânia.
A população só foi evacuada no dia seguinte, o que só piorou a situação, pois já era tempo suficiente para a contaminação.
Para conter o vazamento foi construído um "sarcófago".Todos os operários morreram.
Há duas teorias oficiais, mas contraditórias, sobre a causa do acidente. A primeira foi publicada em agosto de 1986, e atribuiu a culpa, exclusivamente, aos operadores da usina. A segunda teoria foi publicada em 1991 e atribuiu o acidente a defeitos no projeto do reator RBMK, especificamente nas hastes de controle.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Manutenção hídrica e equilíbrio químico do corpo

As células do nosso corpo em seu processo normal transformam carboidratos em energia, o que gera apenas CO², porém a proteína também pode ser transformada em energia, mas pelo fato de ter muito mais moléculas
produz muito mais resíduos tóxicos que precisam ser eliminados.
O sistema responsável por isso é o urinário. 
Os órgãos que compõem esse sistema são:
  • Glândula supra-renal: regula o metabolismo do sódio, do potássio, da água e dos carboidratos e as reações do corpo humano ao stress.
  • Rins: "filtram" o sangue por meio de difusão quando este passa pelos capilares renais.
  • Ureter: conduz as substâncias até a bexiga.
  • Veias e artérias: conduzem o sangue.
  • Bexiga: armazena as substâncias tóxicas retiradas do sangue pelos rins.
As substâncias tóxicas retiradas do sangue são três, e variam de animal pra animal: uréia, amônia e ácido úrico.
A uréia tem toxidade e solubilidade médias. Amônia tem toxidade e solubilidade altas.O acido úrico tem toxidade e solubilidade baixas.
A perda d função por completo dos rins pode levar a morte e varias doenças podem causar a perda desse órgão.
Apesar disso os rins podem ser transplantados, mesmo de uma pessoa viva, já que é possível viver com somente 1 rim e com o auxilio de hemodiálise.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Eletrólise

Não há nada melhor do que fazer alguns experimentos de química de vez em quando. Objetos simples, que aparentemente não possuem um uso, podem fazer parte de uma experiência.
A eletrólise nada mais é que a passagem de uma corrente elétrica pela água(H2O), que provoca a sua decomposição em dois gases: hidrogênio(H) e oxigênio(O).
Para quem não sabe o hidrogênio é um gás inflamável, e pelo fato de sua combustão gerar água, vem sendo amplamente estudado para o uso em automóveis.
Fazer a experiência é bem simples, basta preparar uma solução de água e bicarbonato de sódio (vende-se em supermercados), ter algum transformador ou grande quantidade de pilhas, fios ,2 peças de aço inox (qualquer objeto de aço inox) e um pote que não seja de metal.
Depois de conseguir todos o materiais, basta ligar o transformador(ou as pilhas) nas peças de aço inox, separando o positivo do negativo (pode ser soldado ao fio ou só preso) e colocar no pote com a solução.
Se for feito com pilha o resultado vai demorar um pouco mais para aparecer, mas lembre-se, não lique diretamente na tomada, isso vai dar um curto circuito.
Eu fiz o meu com cobre no lugar do aço inox, funcionou, mas não faça o mesmo se tiver aço inox pois o cobre oxida e a água fica azul.

Hora da verdade


sexta-feira, 29 de julho de 2011

A economia industrial da U.E.

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, que atualmente faz parte da União Européia (UE). A Segunda Revolução industrial também ocorreu na Europa, em um país que hoje também faz parte da UE, na França.
A Inglaterra foi a pioneira da industrialização por vários motivos, dos quis se destacam:
Acumulação de capital devido a outros fatores históricos, como o financiamento das Grandes Expedições.
Concentração das minas de carvão, matéria que correspondia ao atual petróleo na indústria.
A mão de obra e o mercado consumidor relativamente grande
Atualmente a forma de produção mudou bastante, antigamente, os produtos eram feitos em maquinas simples, movidas a vapor, operadas por grande quantidade de funcionários, que produziam pouco. Hoje em dia, a indústria e o beneficiamento dos produtos se tornaram tão complexo que a produção é dividida em três fases:
Agregação: consiste na obtenção das matérias primas em suas fontes
Transformação: consiste na fase de mudanças da matéria prima para o produto final, pode ser subdividido em indústrias de base e em indústrias de bens de consumo.
Venda: é o transporte e a comercialização do produto com o consumidor, subdividido em atacadista e varejista
O transporte é uma das questões fundamentais da produção, afinal, um erro do local da fabrica pode dobrar os custos de um produto.
Alguns produtos ganham peso e volume, por exemplo: é mais propício que uma fabrica de carros se localize próxima do mercado consumidor, pois é mais fácil transportar o metal bruto ou em placas do que carros.
Outros produtos perdem peso, é o caso dos bovinos: é mais fácil que a indústria de beneficiamento da carne se localize próximo das fazendas, pois no transporte os bois podem morrer. Além disso, é mais barato transportar sua carne pronta pra consumo do que o boi inteiro.




quinta-feira, 28 de julho de 2011

Férias

Uma boa viagem é recomendada após um período exaustivo de trabalho ou de estudos. Praia, interior, regiões serranas, seja lá qual for seu destino.
Hoje em dia as viagens para o exterior tem se tornado cada vez mais comuns: queda do dólar, oportunidade de conhecer novos lugares, viagens baratas são uma das coisas que mais influenciam nisso, apesar do turismo internacional levar riquezas para fora do nosso país.
Os destinos nacionais também podem ser bastante interessantes.

Se você quer ir para praia:

Bombinhas - SC
A cidade de bombinhas tem um grande potencial turístico.Com belas praias, sem poluição, a região é mais agradável no verão, principalmente para quem não é acostumado com o clima da região sul do Brasil. Se você for para bombinhas também poderá conhecer um dos maiores parque multi-temáticos do Brasil: o Beto Carrero World.

Rio de Janeiro - RJ

O Rio de Janeiro é o destino turístico mais conhecido do Brasil quando se fala de praias. Atualmente, com a pacificação das favelas a cidade tem se tornado mais segura, tornando mais propícia para a visita de turistas. Os pontos turísticos mais conhecidos são o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana.





Se você quer ir para o interior:
Avaré - SP

Localizada a 260 quilômetros de São Paulo, Avaré é uma cidade calorosa. Para espantar o calor que faz por lá, os turistas acabam curtindo uma boa opção de passeio. A represa de Jurumirim fica a 22 quilômetros da cidade e é cenário para a prática de windsurfe, passeios de jet-ski, banana boats, barcos e lanchas.

É possível alugar embarcações na marina que fica na rodovia para Itaí. Quem preferir já ficar nas imediações da represa tem opção de casas de veraneio para alugar, além de charmosas pousadas e hotéis de lazer


Se você quer ir para uma cidade histórica:


Ouro Preto - MG
Tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto é uma obra prima da arquitetura colonial brasileira e palco da Inconfidência Mineira. Em suas igrejas e museus estão expostas obras-primas de Athayde e Aleijadinho.
Ouro Preto é um dos principais destinos turísticos de Minas. Nos finais de semana e feriados prolongados a cidade fica repleta de turistas. Excelentes hotéis surgiram para atender a demanda. De uma forma geral conciliam o esplendor barroco com os confortos e facilidades da vida moderna.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Europa

A Europa localiza-se no hemisfério norte e faz fronteira com a Ásia pelos montes Urais, com a a África pelo mar mediterrâneo, com o oceano atlântico e com o oceano glacial ártico.
Esse continente é dividido em 46 países independentes e mais 10 territórios, sendo que os mais povoados e populosos são:
Um grande problema europeu são as imigrações internacionais. As migrações trazem grandes problemas pra economia da União Européia (UE) e para países próximos a África.
As imigrações ilegais geram desemprego, xenofobismo (aversão a estrangeiros) e problemas na economia local.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A circulação e o sistema cardiovascular



O corpo humano desempenha varias funções, respiração, digestão...Mas saiba que nada disso teria sentido sem o sistema circulatorio, afinal , o que adiantaria ter celulas e produzir energia sem que seja possivel a distribuição correta das substancias pelo corpo?
O sistema de circulação e composto por vários órgãos cada um desempenha a sua função.Os órgãos são: veias (sim, a veia é um órgão), artérias, vasos linfáticos e o coração.
A circulação do sangue pelo corpo e feita da seguinte forma, a começar pelo corpo: átrio direito> ventrículo direito>pulmão>átrio esquerdo> ventrículo esquerdo>aorta>órgãos do corpo.
Quando o O² chega a célula ele é transformado, através das mitocôndrias, em energia e CO², que é eliminado do organismo pela respiração. O sangue rico em CO² é chamado de venoso e o rico em O² é chamado de arterial.
As artérias são vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de sangue arterial para a célula, já as veias transportam o sangue venoso para o coração e depois para o pulmão.


Já os vasos linfáticos são responsáveis por transportar substancias tóxicas produzidas pelas células para serem eliminadas.
Existem dois tipos de colesterol, um ruim e outro bom:o HDL (bom) e LDL (ruim).
O HDL pode ser encontrado em alguns alimentos como azeite e castanhas. O LDL pode ser encontrado em alimentos industrializados (doces, salgadinhos), carnes gordas e bacon.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

As diversas faces do iluminismo


O iluminismo foi um período pelo qual a Europa passou.

Esse período surgiu devido a criticas de economistas e pensadores da época, que criticavam a forma de governo dos monarquistas, que além de controlarem a economia, não garantiam liberdade política ao povo, e alem de tudo isso, controlavam o comércio da época.
Os pensadores iluministas defendiam a busca pelo conhecimento, por isso nessa época aperfeiçoou se a literatura, e o sistema político.
Após a burguesia, com o iluminismo, conquistar sua liberdade comercial,foi a vez das elites americanas se libertarem da Europa. No dia 4 de julho de 1776, foi publicada a Declaração de independência. esse documento dizia como "verdades incontestáveis": todos os homens são iguais e dotados pelo Criadorde certos direitos fundamentais, como a vida , a liberdade e a felicidade; os governos foram instituidos entre homens para assegurar tais direitos; se uma forma de governo contrariar esses fins, é direito do povoi alterar la ou aubolila.

A revolução francesa
Até o final do século 18 a frança era composta por três grandes camadas sociais:O primeiro estado (alto e baixo clero e representantes da igreja), o seguindo estado (nobreza), e o terceiro estado(o povo francês).
As regras da frança absolutista eram extremamente rígidas. Por exemplo: se um burguês (3º estado), mesmo que fosse rico, se casasse com uma mulher de família nobre, mesmo que falida, na hora das refeições teria que comer com os criados na cozinha.

A população francesa esperava mudanças importantes para o reino. Correu um boato que Luís XVI iria prender os representantes do Terceiro Estado. Então a população começou uma Revolução. A primeira atitude foi invadir a Bastilha, que era um símbolo do poder absoluto do rei. A Revolução continuou, e, em 1791, ficou pronta a Constituição, que assegurava igualdade jurídica e liberdade econômica. Para a alta burguesia, a Revolução podia terminar.
A era de Napoleão
Napoleão entrou no poder em 1799 e tomou várias medidas para agradar a população, por exemplo: criou uma nova moeda (franco) e apoiou as atividades burguesas.
Napoleão criou o Código Civil, que promoveu uma grande reforma nas leis já existentes.
Napoleão criou o bloqueio continental, acordo que proibia os países da Europa a comercializar com a Inglaterra. Vários países aceitaram, mas depois de algum tempo, como alguns não conseguiram deixar de comercializar com a ela (Inglaterra), que era uma grande potência comercial, romperam com a França. Napoleão batalhou com alguns desses países, mas perdeu muitas guerras e acabou sendo preso na Ilha de Santa Helena, onde morreu algum tempo depois em 5 de maio de 1821.

sexta-feira, 25 de março de 2011

A segunda guerra mundial e a Guerra Fria

A Segunda Guerra Mundial 

A segunda guerra mundial teve inicio em 1936 e se estendeu até 1945, incluiu as grandes potências da época, divididas em dois grupos: Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (EUA, França, Inglaterra, URSS e outros países europeus).
Os fatores que levaram a essa guerra são vários, incluindo a expansão nazista de Adolf Hitler, a busca de territórios pelo Japão e o desrespeito do tratado de Versalhes pela Alemanha.
O tratado de Versalhes foi um pedido dos Aliados para a Alemanha interromper os ataques a Polônia.
A segunda guerra foi a mais letal da história, caracteriza se pelo desenvolvimento de bombas atômicas e pelos ataques à Hiroshima e Nagasaki.
Essa guerra foi vencida pelos Aliados, apesar disso a Europa ficou arrasada e uma divisão levou a mais uma guerra.

Guerra Fria


Após a guerra havia necessidade da divisão do território da Alemanha e de Berlim entra a França, Inglaterra, USA e URSS. Esse acordo foi feito em Postdam.
A guerra fria surgiu devido à rivalidade entre os dois sistemas de governo, socialista (URSS), e capitalista (USA)

A iniciativa dos norte-americanos de ampliar sua influência sobre a Europa ocidental foi uma das primeiras conseqüências da guerra fria: essa iniciativa gerou o plano Marshall, que concedia suprimentos aos europeus por juros muito baixos, em troca os europeus só poderiam comprar produtos norte-americanos, esse plano foi criado por Harry Truman.
Mas esse plano, na verdade, era uma mina de riquezas para os EUA, pois além de distanciar os europeus do socialismo, isso promoveria um crescimento rápido nos EUA, devido às vendas para a Europa.
Para a defesa dos seus sistemas, as potências (EUA e URSS) criaram exércitos. O EUA criou a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e como reação, a URSS criou o Pacto de Varsóvia,uma organização militar para a união do exército socialista.


                                                                                                              A expansão socialista

Ao contrário do que muitas pessoas pensão não foi só a URSS que seguiu o socialismo. Nessa época outros países também adotaram esse sistema, é o caso de Cuba (que permanece parcialmente socialista até hoje), e da China (que também continua parcialmente socialista).
Apesar de seguir esse sistema a China rompeu suas relações com a URSS muito cedo, e permaneceu a maior parte da guerra sem auxiliar a união das repúblicas socialistas soviéticas

Muro de Berlim
Esse muro foi construído na capital da Alemanha (Berlim) em 13 agosto de 1961. Foi o marco da guerra fria, feito para separar a área socialista da capitalista da cidade.
Só foi construído devido ao grande fluxo de pessoas, do lado socialista que migravam para o lado capitalista. Foi destruído em 9 de novembro de 1989, por protestantes socialistas.


Curiosidades

Apesar de muitas pessoas acharem uma guerra como essa inútil isso não e verdade, sem a Guerra Fria hoje não haveriam helicópteros, aviões seriam pouco usados pois eles foram desenvolvidos nessa época.



 

sexta-feira, 18 de março de 2011

A política dos reis modernos

Os reis controlavam a economia

Com o aumento no comércio e no sistema de administração do reino, os reis viram uma solução para controlar suas dívidas com os funcionários.
O controle da economia além de gerar lucros ao rei, também gerava dinheiro para os reinos que não tinham reservas naturais de minerais.
Eles passaram a cobrar impostos sobre importações e vendas internas, sempre, é claro, cobrando mais impostos sobre as importações.
Esse era um dos princípios da prática conhecida como mercantilismo.


O mercantilismo

Os princípios do mercantilismo são:

Estímulo ao comércio
O comércio era uma das principais fontes de riqueza no país, quanto mais comércio, mais impostos e mais dinheiro.

Metalismo
Vários reinos acharam uma solução muito mais simples de se enriquecerem, através da exploração de minerais. O princípio do metalismo é: quanto mais metais preciosos, mais rico era o reino.

Busca da balança comercial favorável
Você já deve ter ouvido falar de entrada de capital e saída de capital. A saída ocorre sempre quando o país importa mais do que exporta, e a entrada é quando ocorre o contrário.
Os reis além de buscarem sempre uma exportação maior que a importação, procuravam os preços mais elevados para a venda e mais baixos para a compra.

Protecionismo alfandegário
Uma estratégia dos reis para estimular a produção interna e dificultar as importações era através do protecionismo alfandegário. Essa técnica constituiu basicamente em aumentar o preço dos impostos cobrados sobre os produtos importados.

Exploração de colônias
Os reinos a partir de certo ponto passaram a não ter compradores e nem matéria prima, mas havia uma solução: a exploração de colônias. Entre a colônia e o reino colonizador havia uma relação de monopolismo, ou seja, a colônia só podia comercializar com a metrópole.

Os corsários
Os corsários nada mais eram piratas que trabalhavam para o rei, sua função era de saquear navios de outras colônias e levá-los para seu reino. Nada mais era que um roubo.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Como identificar uma boa refeição

O que pôr no seu prato
Uma alimentação saudável deve seguir a pirâmide alimentar ou, como muitos dizem, comer alimentos de todas as cores.
Comer alimentos de cores variadas é uma idéia interessante, já que a aparência agradável do alimento é um estímulo para "abrir o apetite", e alguns nutrientes estão associados a elas, principalmente as vitaminas.
Para seguir a pirâmide alimentar, deve-se comer mais da base e menos do topo.
Algumas pessoas dizem que comer de tudo um pouco é saudável, mas não é tanto assim, pois cada tipo de nutriente deve ser ingerido em uma determinada proporção (que varia com a idade, atividade diária, clima, etc.). Como exemplo, podemos lembrar que não se deve comer margarina ou maionese na mesma quantidade que o pão.

Alimento ou nutriente?

Alimento, comida e nutrientes tendem a ser usados como sinônimos, mas há algumas diferenças entre eles:
Alimento é o que ingerimos para saciar a fome, ou seja, nossa comida.
Nutrientes são substâncias utilizadas pelas células e que, nos animais, é obtida através dos alimentos.


O que tem na sua comida?

Os alimentos podem fornecer os seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais, vitaminas, água e fibras.
Os carboidratos servem principalmente para fornecer energia para o organismo realizar suas atividades.
As proteínas servem como fonte de matéria-prima para construir e restaurar células e estruturas como o cabelo e as unhas, e classificam-se como nutrientes de função plástica ou construtora.
Os lipídios são nossa principal forma de armazenar energia. Também funcionam como isolantes térmicos, além de exercerem outras funções.
As vitaminas e os sais minerais são necessários em pequena quantidade, mas a falta desses nutrientes pode causar danos ao organismo. Eles regulam ou controlam várias atividades do nosso organismo, e são chamados de reguladores.
As fibras são feitas de celulose, que é um carboidrato produzido pelos vegetais. Como a celulose não pode ser digerida por nós, não podemos aproveitá-la. No entanto é desejável, pois as fibras estimulam a movimentação do alimento pelo sistema digestório, evitando, por exemplo, a prisão de ventre.
A água é muito importante para os seres vivos, como nós. As células do corpo humano são constituídas principalmente de água, condição fundamental para que ocorram as reações químicas do nosso organismo, inclusive para a obtenção de energia. É recomendável repor de 2 a 3 litros de água por dia, por meio de bebidas e alimentos, já que a perdemos através da transpiração, fezes e urina.
Mas é necessário lembrar que esses nutrientes não têm somente essas funções, essas são as principais.

O que são nutrientes

Os carboidratos
Eles são nossa principal fonte de energia. As moléculas desse grupo são classificadas principalmente pelo número de "partes" que as compõe; alguns carboidratos são formados por várias unidades. O amido, substância de reserva energética dos vegetais e uma das nossas principais fontes de energia, é um "arranjo" formado por moléculas de glicose. Esta, por sua vez, é fabricada no processo da fotossíntese das plantas
A glicose é a principal molécula utilizada pelos seres vivos para a liberação de energia. Nosso cérebro usa quase que exclusivamente a glicose que existe no nosso sangue para suas necessidades energéticas.
Nosso organismo é capaz de reservar um pouco de carboidratos, em um "arranjo" semelhante ao do amido, chamado glicogênio. Isso ocorre principalmente nas células de fígado e dos músculos; sua unidade também é a glicose.
Outro carboidrato feito de glicose é a celulose, que forma as famosas fibras, que não somos capazes de digerir. Existem também oligossacarídeos que são carboidratos que possuem de duas a nove moléculas.

As proteínas
Essas moléculas estão presentes nos seres vivos, chegando a representar até 50% do peso seco de alguns animais. Têm grande importância biológica, pois estão relacionadas ás mais diferentes funções. Por exemplo: fazem parte da membrana das células; conferem elasticidade á nossa pele; participam do transporte de gás oxigênio no sangue; ajudam o processo de digestão; são peças importantes na defesa do nosso organismo; e são responsáveis pela contração muscular.
As proteínas são feitas de aminoácidos. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos nos seres vivos. As diversas proteínas que existem no nosso corpo são diferenciadas pela quantidade, pelos tipos e pela ordem em que seus aminoácidos estão arranjados nas longas cadeias. As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal.

Os lipídios
As gorduras, os óleos, e as ceras são representantes dos lipídeos.
A principal função dos lipídeos é energética, porém não é a única. Sua importância para o funcionamento normal do organismo é grande, pois atuam em diversos processos e fazem parte de várias estruturas celulares, apesar de aparecerem na mídia como grandes vilões da saúde. Dentre suas muitas funções, os lipídios  participam da estrutura da membrana das células e são matérias-primas para a fabricação de alguns hormônios. Além disso, são a nossa principal forma de armazenar energia e também funcionam como isolantes térmicos como a gordura que fica abaixo da pele.

Vitaminas, minerais e água
As vitaminas e os sais minerais são considerados nutrientes de função reguladora. Apesar de serem necessárias em pequenas quantidades, participam de diversos processos químicos fundamentais do nosso corpo e sua falta causa sérios problemas.
As vitaminas são substâncias orgânicas, com moléculas de diferentes tipos e são divididas em dois grupos: aquelas que se dissolvem na água e as que se dissolvem preferencialmente na gordura.
A água é importante na regulação da temperatura do corpo e seu papel como solvente permite a mobilidade e as reações químicas de várias moléculas dentro e fora das células, e o transporte de substâncias a serem entregues ou eliminadas.

sexta-feira, 11 de março de 2011

O mundo atual

                                            Divisão política


 O atual mundo é dividido economicamente e politicamente de diversas maneiras.


A forma mais simples de divisão é a Norte Sul. Ela é bem simples, divide a Terra em dois lados (o Norte, que se caracteriza pelo bom desenvolvimento e o Sul, de países mais pobres e menos desenvolvidos.Apesar da mais simples essa forma não é a mais útil pois a separação é generalizada ou seja nem todos os países do norte são ricos assim como não são todos os países do sul que são subdesenvolvidos.


                      
Uma divisão ultrapassada

A divisão política do mundo em três mundos surgiu apos o início da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas a divisão era da seguinte forma:

Os países do Primeiro Mundo são os países capitalistas ricos.
Os países do Segundo Mundo são os socialistas ricos.
Os países do Terceiro Mundo são os socialistas e capitalistas pobres.
Apesar de ser muito usada essa divisão é ultrapassada pois com o fim da URSS os países de segundo mundo tiveram fim.

IDH

O IDH, apesar de ser difícil de ser calculado é um dos mais usados no mundo atual pois retrata bem a realidade. Para calcular o IDH são necessários os seguintes dados:

Saúde: expectativa de vida, mortalidade infantil, natalidade.
Educação: quantidade de analfabetos, média de permanência na escola.
Renda: Produto Interno Bruto (PIB) e Paridade do Poder de Compra (PPC).

PIB

O PIB nada mais é do que o total de riquezas produzidas por um país em um ano. Geralmente é calculado per capita, e utiliza a quantidade produzida multiplicado pelo valor da produção no país.

PPC

O PPC ou Paridade do Poder de Compra é obtido multiplicando se a produção pelo valor que é calculado em padrões mundiais por isso retrata melhor a realidade do país analisado.

Divisão natural

Naturalmente o mundo é dividido em continentes e oceanos, os continentes, em ordem de tamanho são: ásia América, África, Antártida, Europa, Oceania.
Apesar do mundo atualmente ter todos esses continentes, no início da Terra ainda, sem vida, só havia um continente: Pangéia.