A lei da inércia foi uma lei de física criada por Isaac Newton. Newton descobriu que um corpo que recebesse uma força e entrasse em movimento nunca pararia até que até que uma força resistente agisse sobre ele.
Na Terra isso não acontece pois duas forças resistentes estão sempre em ação sobre os objetos: a gravidade e o ar. Na verdade a gravidade pode agir aumentando ou diminuindo a velocidade, depende do sentido.
Na verdade, a lei da inércia já foi estudada antes de newton, por Galileu Galilei. Ele concluiu que a Terra girava sem a ação de nenhuma força que impulsionasse, dificultasse ou impedisse seu movimento.
Existem dois tipos de inércia: quando o corpo permanece em repouso (equilíbrio estático) ou quando permanece em movimento uniforme, diferente de zero e sem ação de forças (equilíbrio dinâmico).
A inércia sempre está presente em nossa vida, por exemplo: se você está de pé num ônibus parado no ponto, ele começa a se movimentar, você tem de se segurar, pois a tendência, pela inércia, é que você comece a se movimentar também, já quando ele freia você tem que se segurar para que seja aplicada a força da frenagem em você e para que não caia dentro do ônibus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário