O complexo do Centro-Sul inclui os estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, parte Mato Grosso, Goiás e parte de Tocantins.
Esse é o complexo considerado mais rico, com melhor desenvolvimento econômico, a melhor espectativa de vida. Não se engane, ha vários locais desse complexo que são pobres e inseguras, e o caso das favelas.
Esse complexo regional possui quatro climas. Eles são:tropical de altitude, tropical do nordeste oriental, tropical do Brasil central e subtropical.
A vegetação do Centro-Sul e muito diversificada, inclui:vegetação litorânea, Mata Atlântica, campos (Pampas) mata das araucárias,complexo do Pantanal e Cerrado .
A base da economia nesse complexo são as indústrias, agropecuária e a extração mineral.A agropecuária nesse complexo é a mais moderna, mecanizada, isso aumenta a produção mas diminui os empregos gerados.
O relevo do centro-sudeste é composto por planaltos e chapadas da bacia do paraná, planície litorânea depressão periferica, planalto sul-rio-grandense, planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste.
A hidrografia desse complexo possui a bacia do Paraná, a do São Francisco(que nasce em minas gerais), do rio Paraguai, do rio Uruguai e do Tocantins Araguaia.
No complexo Centro-Sul os rios são muito utilizados para a navegação fluvial, apesar de serem rios de planaltos, possuem grande potencial hidráulico, também são muito utilizados para irrigação e abastecimento