terça-feira, 3 de agosto de 2010

As indústrias

A revolução industrial começou na Inglaterra, devido aos fatores clássicos para o surgimento de uma indústria eles são: infraestrutura, matéria prima e mercado consumidor.Como a Inglterra tinha o carvão( que era considerada a energia elétrica daquela época), minas de ferro, e mão de obra, a indústria começou lá.


Com o tempo a indústria foi se modernizando, a produção e demanda aumentaram, e eram necessárias melhores tecnologias para aumentar a produção, por isso a tecnologia passou a se tornar um fator muito importante para a construção de indústrias.
A indústria e seus produtos também, as máquinas se tornarm a mais tecnologicas e mais difíceis de se manusear. Surgiu outra nova grande necessidade, de funcionários especializados.

Esses dois fatores, formam juntos os fatores modernos para a construção de uma indústria.

Agora analisaremos a situação de alguns países.

Hoje o Japão é um grande polo industrial. A tecnologia dele é muito avançada. Os japoneses são famosos pela suas tecnologias na área interativa, automobilística,e de equipamentos eletrônicos.

O Japão possui umas das características modernas para a construção de uma indústria.

A China já não é um pais com tantas tecnologias, mas possui grandes aliados: a infraestrutura, a grande quantidade de minerais presentes e principalmente mão-de-obra barata. Isso atraiu para a China várias empresas transnacionais( empresas que tem sede em países avançados mas tem indústrias em países pobres).

Transnacionais são indústrias com matizes em países ricos e por motivos de leis ambientais e mão de obra acabam se instaqlando também em países pobres, onde a mão de obra é mais abundante e barata e as leis ambientais são menos rígidas.

Um exemplo é a Electrolux, ela fabrica e vende muitos produtos no Brasil, porém sua matiz é num país rico: a Suécia.

O renascimento cultural

O renascimento cultural foi um movimento que ocorreu na Europa, e foi muito conhecido pelos seus pintores e escultores renascentistas, entre eles o cerebre Michelangelo, e Leonardo da Vinci.
Nessa época a mentalidade dos europeus mudou muito. Antigamente os europeus cristãos eram dominados pela religião, isso na Europa medieval , a arte não tinha tecnicas, as pinturas não tiham um bom efeito de sombras, de dimensão e de realidade, na nova era renascentista a arte, a cultura dos antigos povos gregos retornou, por isso o nome renascentista.
Compare a segintes imagens :









A arte passou a ser valorizada.

Observe a escultura de michelagelo, Davi, hoje no museu. Michelangelo inventou uma nova tecnica para que os olhos da escultura se tornassem mais realísticos, eles possuem vários planos.

Outra coisa que renasceu nessa época foi a filosofia, os astros, tambem muito estudados pelos gregos, voltaram a seren observados. Varias novas teorias foram inventadas, varias pessoas passaram a discordar das teorias da igreja. O geocentrismo, uma teoria religiosa, foi deixada de lado, foi esquecida, e uma nova teoria, o heliocentrismo foi provado, mas com muita dificuldade, por filósofos famosos como Galileu Galilei e Johanes Kepler.

Mas lembre-se, a época medieval não foi exatamente uma época de trevas, a área de filosofia e arte não se desenvolveu, pois devido as guerras e invasões, os moradores feudais não saiam de seus feudos, e não tinham uma visão ampla do mundo, eles conheciam somente aquela região, nada mais fora isso.