terça-feira, 17 de agosto de 2010

O cristianismo depois da reforma

A igreja católica em crise


Durante o renascentismo cultural, a Igreja Católica enfrentou uma grande crise, vários fiéis deixaram de ir a Igreja devido a atos incompativeis, realizados por padres, e outros membros do clero.

Entre esses atos inclui a venda de indulgências ( que podiam serem pagas em bancos,estes não eram permitidos segundo o catolicismo), venda de relíquias religiosas, venda de cargos na igreja, e a falta de conhecimento em religião de alguns padres.Para ter idéia, haviam padres que liam uma bíblia em latim e não sabiam o que estavam falando.


Alguns padres só conseguiam dominar a população dizendo críticas absurdas: ''Possuo duas penas do espírito santo.'',ou '' Tenho 5 cabeças do jumento que transporta Jesus."


Outras religiões cristãs como o calvismo e o luterismo surgiram e atraíram milhares de fiéis cansados com os atos indevidos do clero da igreja católica.Religioes cristãs que não eram católicas eram chamadas de Protestantes.


Vejamos agora o luterismo, uma das religiões protestantes


O fundador do luterismo foi Martinho Lutero, um protestante contra a igreja Católica.Lutero, sendo um monge e professor de teologia,era extremamente religioso e acreditava na predestinação, ou seja, todas as pessoas já nasciam destinadas a salvação ou a condenação, independentemente dos seu atos serem bons ou ruins.


Lutero fundou uma nova religião indignado com o monge católico Johann Tetzel, vendedor de indulgências.Lutero tambem escreveu críticas a igreja Católica, que ficaram conhecidas como 95 teses.


Outro protestante conhecido na época foi João Calvino.Esse protestante, assim como Lutero, fundou uma nova religião, o Calvismo.


Uma coisa importante que destacava Calvino entre as outras religiões era dizer que trabalhar e obter lucro era uma atitude aprovada por Deus.

A arte renascentista

A arte renascentista surgiu no renascimento cultural, quando a cultura do povo deixou de ser Teocêntrica e passou a ser Antropocêntrica.

Essa arte, ao contrário da arte medieval, não tinha o interesse de introduzir as pessoas na religião, tinha o interessse de introduzir as pessoas na realidade , em um ambiente mais real.

Como a cultura Antropocêntrica ou humanista se baseia na antiga arte grega, a grande preocupação do escultor ou do pintor é a de fazer com que as formas retradas se tornassem o mais realísticas possíveis.
As técnicas da arte renascentista

Pinturas
A mais famosa técnica de pintura criada no renascimento foi a perspectiva. Nessa técnica, todas as retas horizontais são direcionadas para um só ponto de fuga. Isso causa a impressão que a pessoa realmente estava ali. Para auxiliar essa técnica, era necessário também que as figuras mais ao fundo fossem menores. Um dos mais famosos pintores renascentistas foi Leonardo da Vinci.
Esculturas

Nas esculturas renascentistas passaram a serem utilizadas expresões nos rostos das personagens representadas. Isso ajudava a retratar o sofrimento (um sentimento muito representado na arte renascentista). Um dos maiores escultores dessa época foi Michelangelo Buanarroti.

Nas artes medievais, os autores não assinavam suas obras. Durante e após o renascimento, as obras de arte passaram a serem assisnadas, para que o autor fosse reconhecido e valorizado.
Teatro

William Shakespeare foi um famoso escritor, que escreveu muitos livros famosos, entre eles, Romeu e Julieta (os montechio e os capuleto). Seus livros tentavam representar sentimentos.