Os peixes podem ser divididos em dois grandes grupos : os ósseos e os cartilaginosos.
Os peixes são seres cordados, a evolução dos protocordados como o anfioxo (veja nas postagens anteriores).
O grupo dos cartilaginosos inclue seres como o tubarão, a raia (ou arraia) e a quimera. Esse grupo, ao contrário dos peixes ósseos, não possuem escamas e ossos, e sim uma couraça e cartilagens.
Uma evolução desses animais é a presença da mandíbula, que troxe várias vantagens, entre elas a possibilidade dos cartilaginosos comerem outros tipos de alimentos.
Uma coisa curiosa dos tubarões é que eles nunca param de nadar. Isso porque precisam nadar para bombear água as brânquias e assim respirarem melhor e para não afundarem .Porém algumas espécies de peixes podem ficar no fundo do mar, respirando somente com água da corrente submarina.
Os cartilaginosos não tem boca na frente do corpo, mas sim mais para baixo.
Os peixes osseos possuem esqueleto ósseo. Os maioria dos peixes osseos possui nadadeira raial, mais alguns possuem nadadeiras lobadas. A única espécie conhecida é o celacanto (Latimeria chalumnae).
Uma caracteristica que diferencia alguns peixes osseos é a respiraçao pulmonar.Isso mesmo, a piramboia por exemplo respira por meio de pulmões.Outros peixes osseos podem viver algum tempo fora da água, e o caso do saltão, que vive na região da
Indonésia. Esse peixe pode armazenar água em uma bolsa, e ir soltando a para as suas branquias, podendo ficr longos periodos fora da água.A respiração da maioria dos peixes é feita por brânquias, porém há uma grande diferença entre os peixes ósseos e cartilaginosos. Os cartilaginosos não tem opérculo, espécie de
tampa que protege as brânquias.
Os peixes ósseos também possuem uma linha lateral que serve para a percepção do movimento da água e tem a boca frontal ao contrário dos cartilaginosos.